Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014 | Horário: 15:41

Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana - Seminário: Saúde Mental na Atenção Básica – Vínculos e Diálogos necessários

Conheça os palestrantes do Seminário do dia 04 e 05 de novembro.

Mini Currículo

Dario Pasche
Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 1984), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2004). Atualmente é Coordenador Nacional da Política Nacional de Humanização da Saúde no Ministério da Saúde (PNH/MS) e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Enfermagem (UFSC/FDE). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas áreas de políticas de saúde; gestão e planejamento; organização de sistemas e serviços de saúde; e apoio institucional para equipes de saúde.

 

Fernando Sfair Kinker
Possui graduação em TERAPIA OCUPACIONAL pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, políticas de saúde, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica e loucura.
Leonardo Penafiel Pinho. Possui formação em Ciências Sociais, atua como coordenador nacional do Setorial de Cooperativismo Social da UNISOL BRASIL e no Fórum Paulista de ECOSOL. Trabalha como articulador da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, um coletivo de organizações da sociedade civil, de empreendimentos econômicos e solidários e projetos de geração de trabalho e renda organizados por usuários, técnicos e familiares dos serviços substitutivos da rede de saúde mental do Estado de São Paulo.

 

Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1974), especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre-Docência em Política Planejamento e Gestão em Saúde pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (2007). Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, em regime de dedicação exclusiva, desde junho de 2006, onde atua em atividades de graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação, sendo o vice-coordenador da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Líder do grupo de pesquisa Política, Planejamento e Gestão em Saúde e coordenador da disciplina Política, Planejamento e Gestão do Departamento de Medicina da Unifesp. Coordenação do Coletivo Paulista de Investigação em Saúde (COPAIS) que congrega cinco instituições de pesquisa para investigações em atenção básica, com financiamento do Ministério da Saúde. Editor associado da Revista Interface Comunicação Educação e Saúde.


Peter Pál Pelbart
Possui graduação em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV- 1983) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha com Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Deleuze, Foucault, tempo, loucura, subjetividade, biopolítica. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Ricardo Rodrigues Teixeira
Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985); mestrado (1993) e doutorado (2003) em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especialista (1995) em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1989, atua como médico sanitarista da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de assistência, docência e pesquisa junto ao Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (Butantã). Desde 2007, é consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, coordenando, desde 2008, a Rede HumanizaSUS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, medicina, filosofia, tecnologias, práticas de saúde, organização dos processos de trabalho em saúde, ações programáticas em saúde, comunicação e educação em saúde, tecnologias relacionais, acolhimento, humanização, redes sociais e inteligência coletiva.

 

Dr. Benilton Bezerra Junior
Possui graduação Possui graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto no Insituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do PEPAS (Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (IMS/UERJ) e membro da direção do Instituto Franco Basaglia no Rio de Janeiro. Membro da direção da ONG Casa da Árvore. Participa como pesquisador do projeto de cooperação intercultural Brasil/Alemanha PROBRAL (CAPES/DAAD) sobre o tema: "O sujeito cerebral: impacto das neurociências na sociedade contemporânea". Tem experiência na área de Psicanálise, Psiquiatria e Saúde Coletiva, atuando no momento com os seguintes temas: neurociências, gradfgsubjetivação, ética e clínica em saúde mental, reforma psiquiátrica no Brasil.

Marcelo Pedra Martins Machado
Psicólogo Sanitarista
Especialista em Arte & Cultura na Saúde e Apoio Institucional
Consultor Técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde

 

collections
Galeria de imagens