Curso “Capacitação para a Cessação do Tabagismo e Implantação do Programa na Rede de Atenção à Saúde do SUS” - Educação à Distância – EAD”

Inscrições de 26 de fevereiro a 13 de março de 2018

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Básica e do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) e das Coordenadorias Regionais de Saúde, Norte, Leste, Oeste, Sudeste e Sul, COMUNICAM a realização do CURSO “Capacitação para a Cessação do Tabagismo e Implantação do Programa na Rede de Atenção à Saúde do SUS” – Educação a Distância - EAD, conforme abaixo:

1. OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais da Rede de Atenção à Saúde para a abordagem, sensibilização e tratamento do tabagismo e implantar nas Unidades Básicas de Saúde as ações do Programa de Controle do Tabagismo.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fornecer e aprofundar os conhecimentos dos profissionais para o desenvolvimento de ações de cessação do tabagismo, visando diminuir a prevalência do número de fumantes da região.
- Implantar o Programa de Controle do tabagismo conforme metas previstas no Plano Municipal de Saúde,
- Atualizar os conhecimentos dos profissionais já capacitados em outro momento;
- Definir indicadores para o acompanhamento das ações previstas no Programa de Controle de tabagismo.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, DOCENTES e CARGA HORÁRIA
Módulo I- Promoção da Saúde e Prevenção do Tabagismo - Carga horária: 4 horas
Docentes: Dr Ruy Paulo D’Elia Nunes – Subgerente DANT - COVISA
- O tabagismo como problema de saúde pública.
- Dados epidemiológicos: Contexto Mundial e da Cidade de São Paulo.
- Ambiente livre de tabaco e Ações Macrorregulatórias.
- Ações de Promoção da Saúde e prevenção do tabagismo.

Módulo II- Estratégias de intervenção e tratamento – Carga horária: 8 horas
Docente: Dr Fabio Santana de Oliveira – médico CAPS Sapopemba – CRS Sudeste
- Doenças tabaco-relacionadas.
- Dependência física, Dependência psicológica e condicionamento.
- Estratégias de Intervenção para o tratamento: Intervenção individual e em grupo.
Docente: Dr Hermano Tavares – professor associado, Departamento de Psiquiatra da USP Abordagem motivacional.
- Abordagem motivacional
- Abordagem Cognitivo-comportamental
- Tratamento medicamentoso.
Docente: Débora Crescente – farmacêutica Atenção Básica – SMS - G
- Abordagem Mínima.
- Abordagem Básica.

Módulo III- Abordagem cognitivo-comportamental – Carga horária: 8 horas
Docente: Silvia Maria Cury Ismael - psicóloga Hospital do Coração - H’ Cor.
- O passo a passo da abordagem cognitiva - comportamental.
- Instrumentos de avaliação/como usar e interpretar
- Apresentação de casos.

Módulo IV - Abordagem Médica – Carga Horária: 4 horas
Docente: Dr Daniel de Sousa Filho– médico psiquiatra
- Protocolos de prescrição, contraindicações e mecanismo de ação dos medicamentos.

Módulo V- Abordagem multiprofissional – Carga horária: 4 horas
Docente: Adriana de Souza F. Oliveira – enfermeira UBS Zumbi dos Palmares – CRS Sul
- Atendimento Integral.
- Trabalho da Equipe Multiprofissional
Docente: Cintia Clemente de Souza Cesar – nutricionista STS Itaquera – CRS Leste
- A contribuição da nutrição no tratamento do tabagista.

Módulo VI – Programa Nacional de Controle do Tabagismo - Implantação e Acompanhamento do Programa nas Unidades – 2 horas
Docente: Débora Crescente – farmacêutica Atenção Básica – SMS - G
- Registros de atendimentos: Planilhas, Formsus, relatório de dispensação de medicamentos.

Momento presencial: Rodas de Conversas com os participantes do Curso nas Coordenadorias Regionais de Saúde, Norte, Leste, Oeste, Sudeste e Sul.
Docentes: Interlocutores do Programa de Controle do Tabagismo, Assistência farmacêutica, profissionais dos CEDEPS das Coordenadorias Regionais de Saúde Norte, Sudeste, Leste, Oeste e Sul e convidados das regiões.
- Apresentação do Curso e expectativas.
- Discussão de Casos.
- Definição das estratégias para Implantação do Programa nas novas Unidades e Acompanhamento.
- Definição dos indicadores de desempenho.
- Apresentação dos Planos para implantação ou acompanhamento das ações do Programa de - Controle do Tabagismo nas regiões.

4. CARGA HORÁRIA
Carga Horária total: 38 horas, sendo 30 horas em EAD e 8 horas presenciais.

5. METODOLOGIA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
As Coordenadorias Regionais de Saúde Norte, Sul, Sudeste, Oeste e Leste, e respectivas Supervisões Técnicas de Saúde -STS identificarão os profissionais das unidades de saúde que participarão do curso, por meio da modalidade Educação a Distância – EAD, que integra a Teleeducação do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo.
O Curso será desenvolvido utilizando a plataforma MOODLE, com disponibilização de material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): textos, Power Point, vídeos das aulas, bibliografia e avaliações exigidas para a certificação do aluno. O endereço de acesso ao AVA é HTTP://ead2.saude.prefeitura.sp.gov.br.
O profissional de saúde organizará o seu horário para assistir as aulas do curso no ambiente virtual, de acordo com a disponibilidade da agenda e organização do trabalho na Unidade.
Serão organizados 03 momentos presenciais, com a realização de Rodas de Conversas, com os participantes do Curso, com carga horária total de 12 horas, para discutir estratégias visando implantação ou acompanhamento das atividades do programa nas Unidades de Saúde.
Os momentos presenciais - Rodas de Conversas, serão coordenadas pelos CEDEPS das Coordenadorias Regionais de Saúde e Interlocutores do Programa de Controle do Tabagismo das respectivas Coordenadorias Regionais de Saúde e STS, e serão realizadas conforme segue: a primeira no início do Curso para a apresentação da proposta e levantar as expectativas dos inscritos. A segunda após o Módulo III; a terceira após o Módulo V para apresentação dos Planos de Implantação ou acompanhamento. As discussões das rodas de Conversas serão sistematizadas pelos Interlocutores do Programa de Controle do Tabagismo, para incluir na Plataforma do Curso.
Serão realizados, ainda, dois Fóruns para discussão das dúvidas, troca de experiências e sugestões dos participantes. O primeiro Fórum será realizado após o Módulo III e o segundo Fórum após o Módulo IV.
Ao final do Curso será apresentada uma Proposta para Implantação ou Acompanhamento das Ações do Programa por Unidade, com a participação do Gerente da Unidade de Saúde e equipe responsável pela implantação do Programa.

6. PARTICIPANTES
O curso destina-se aos profissionais do nível universitário, cargos e segmentos que atuam nas unidades de Saúde das Coordenadorias Regionais da Secretaria de Saúde de São Paulo - SMS. Profissionais de Saúde das Organizações Sociais, prestadores de serviço da SMS.

7. INSCRIÇÃO
Período de Inscrição: 26 de fevereiro a 13 de março de 2018, pelo link FormSUS, nos CEDEPS das Coordenadorias Regionais, Norte, Sul, Sudeste, Oeste e Leste.

8. CRONOGRAMA
Início do curso: 19/03/2018
Término do curso: 28/06/2018

9. LOCAL - MÓDULOS PRESENCIAIS
Os três encontros presenciais serão realizados nas Coordenadorias Regionais de Saúde, Norte, Sul, Sudeste, Oeste e Leste
Período de realização da Primeira Roda de Conversa: 26/02 a 02/3/2018. As demais Rodas de Conversas serão definidas pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e serão realizadas após os Módulos III e V.

10. VAGAS
Será realizada uma (01) turma de aproximadamente 40 alunos, por Coordenadoria Regional de Saúde, priorizando as Unidades definidas para a Implantação do Programa de Controle do Tabagismo.

11. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio da participação dos profissionais na plataforma Moodle, nas Rodas de Conversas, elaboração de proposta de implantação ou de acompanhamento do Programa na Unidade de Saúde e avaliações realizadas após o término de cada módulo na plataforma MOODLE.

12. CERTIFICADO
Será fornecido certificado de conclusão para os profissionais que concluírem o Curso na plataforma virtual, participarem de 02 Rodas de Conversas, obtiverem conceito satisfatório para o Plano de Implantação ou de acompanhamento das ações do Programa na Unidade, enviado na plataforma MOODLE, e obtiverem nota 7 para as avaliações ao final de cada Módulo do Curso.

13. RESPONSÁVEIS
Marta Maria Pereira Nunes- Médica- RF:– 5613761 Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Atenção Básica - SMS
Fátima Madalena de Campos Lico – Psicóloga - RF: 500.421.7.2- Divisão de Educação – Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde- CEDEPS /SMS.
Decio Trotta : Núcleo de Educação à Distância - CEDEPS/SMS.
Vera Lucia Monteiro Perdigão: Núcleo de Educação à Distância - CEDEPS/SMS.
CEDEPS das Coordenadorias Regionais de Saúde Oeste , Norte, Sul, Sudeste e Leste.
Interlocutor do Programa de Controle do Tabagismo das Coordenadorias Regionais de Saúde Oeste, Norte, Sul, Sudeste e Leste.

14. COORDENAÇÃO
Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo da Atenção Básica Atenção Básica – SMS
Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde- CEDEPS/ COGEP/SMS