Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana apresenta a aula Inaugural do curso recursos terapêuticos para o atendimento em oficinas: práticas de terapias grupais na área da saúde mental

Aula Inaugural do Curso Recursos Terapêuticos para o Atendimento em Oficinas: Práticas de Terapias Grupais na Área da Saúde Mental

 Por João Pedro K. Pierro

Na última quinta-feira (21/12), aconteceu na Unip Vergueiro a Aula Inaugural do Curso Recursos Terapêuticos para o Atendimento em Oficinas: Práticas de Terapias Grupais na Área da Saúde Mental, organizado pelo Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana.

O evento ocorreu durante todo o dia e pela manhã foi realizada no auditório da universidade a abertura oficial, onde foram apresentadas as ações já feitas e as que serão colocadas em prática pelo Rede Sampa. Logo após foram apresentadas as instituições formadoras, são elas: GETEP (Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos), Instituto Sedes Sapientiae, Nesme (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares), Projetos Terapêuticos, Sociedade de Psicodrama de São Paulo e SUR – Clínica e Intervenção Social. Cada uma apresentou um pouco de sua história e as propostas para o curso, ao final da primeira parte, algumas dúvidas dos alunos sobre o curso foram tiradas por parte da organização.

Já na parte da tarde, cada instituição formadora escolheu uma sala da universidade, dividindo os alunos em dois grupos diferentes, os que se matricularam no curso mensal, que terá a carga horária de 80 horas e os que se matricularam no curso semanal, que terá a carga de 100 horas. Novamente foram apresentadas as propostas e os objetivos para o curso, o que será dado nas aulas e um pouco da história de cada instituição. Os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre a diferença de carga horária, localização dos cursos e como poderão utilizar os aprendizados no curso, em seus trabalhos. Além disso, foram feitas rodas de conversa e atividades em grupo, em todas as salas, para que assim os alunos interagissem uns com os outros.

Ao final, os alunos que não pudessem participar do curso desejado ou tivessem interesse em outra instituição, poderiam procurar a organização, para que assim fosse feita a troca, dependendo da disponibilidade de vagas.