Autarquia Hospitalar Municipal recebe o Prêmio Melhores Ações Voluntárias

De sete categorias a Autarquia Hospitalar Municipal foi premiada em três

 A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Prêmio Melhores Ações Voluntárias, em comemoração ao Dia Intermunicipal e Municipal do Voluntário. O evento ocorreu dia (5) de dezembro na Galeria Olido e foi criado com o intuito de incentivar o espírito de solidariedade dentro das unidades de saúde. Foram dezoito (18) projetos inscritos e destes, cinco (5) foram propostos pela Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) que conquistou três (3) troféus nas categorias qualidade de vida, arte e cultura e acolhimento.

Na categoria qualidade de vida, o projeto Benedicto em Ação do Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro foi vitorioso ao criar iniciativas como os Momentos de Reflexão, onde os funcionários trocam experiências com o intuito de ter uma melhor compreensão de seus papéis pessoais e sociais, além de um programa semanal de atividades físicas. Acolhendo o funcionário, a instituição transforma seu ambiente e melhora a qualidade do atendimento. Cristina Maria dos Santos Fávero, coordenadora da Humanização e Voluntariado, ressalta que o programa aproximou a comunidade do hospital. No início eram três (3) voluntários e hoje o quadro é de vinte e quatro (24), disponíveis de segunda a sexta. As atividades físicas inicialmente voltadas a funcionários, hoje também contam com a participação de pacientes.

O projeto “Como Posso Ajudar” do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Campo Limpo, conquistou o prêmio na categoria acolhimento. A unidade desenvolveu ações para melhorar a experiência do usuário na recepção, como a cartilha de informações, voluntários três vezes por semana para auxiliar o atendimento ao público, colocação de plantas, televisores, jornais e revistas que proporcionam aconchego e aproximam o hospital dos usuários. Manoel Messias Freires Junior, coordenador de humanização e voluntariado, considera que a adoção da cartilha facilitou a localização dos que circulam pelo hospital e que a ação dos voluntários foi importante para um melhor fluxo de pessoas.

A Oficina de Artesanato Abayomi – Construindo Histórias, Vínculos e Respeito levou o prêmio na categoria arte e cultura. O projeto explora uma vertente da identidade histórica brasileira até então pouco conhecida, a confecção de bonecas criadas a partir de retalhos trançados por mães africanas em navios negreiros. Para Ana Cecília Freitas,Coordenadora do Núcleo de Humanização e Voluntariado idealizadora do projeto, compartilhar algo não usual e poder inspirar outras pessoas foi compensador. Ao fomentar o empreendedorismo, vínculos familiares e valorizar ações de cooperação, respeito, solidariedade e principalmente diversidade, ao exaltar a cultura afro-brasileira, o projeto foi um dos destaques da premiação.

Além das premiações o evento contou com palestras e apresentações de grupos de dança. Os voluntários são a base para a construção de uma sociedade melhor. Que nos próximos anos muito mais ações possam surgir para que possamos criar um mundo melhor.