Participação Social - Transparência

Conselhos e Órgãos Colegiados


Os conselhos municipais são ferramentas de participação ativa dos cidadãos no processo de elaboração de políticas públicas da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
O art. 29, XII da Constituição Federal determina a cooperação das associações representativas no planejamento municipal, demonstrando o papel fundamental a ser exercido pelos conselhos municipais.
Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e da sociedade civil.
O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.
Os órgãos colegiados são entes decisórios compostos por membros oriundos de diversos setores, o que possibilita que o processo decisório seja mais qualificado em razão da diferente experiência trazido por cada um desses membros. Estes órgãos colegiados podem ter várias denominações: conselhos, comitês, juntas, câmaras, colégios, comissões, equipes, grupos de trabalhos, entre outros.


Clique nos itens abaixo e saiba mais.

- Condefi

Traça diretrizes e fiscalizar as atividades da AHM, O CONDEFI é um conselho fiscalizador onde usuários, servidores e administração pública participam.

- Conselhos Gestores 

O Conselho Gestor é uma forma de organização administrativa que possibilita a participação da população na gestão das políticas públicas. Ele se configura como órgão administrativo com representação paritária entre sociedade civil e Poder Público.