Tumor de 25 kg é extraído em cirurgia de sucesso no Hospital Tatuapé.

Em cirurgia com mais de 5h de duração, médicos do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio extirpam tumor que pode ser um dos maiores já descritos pela literatura médica.

 Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, mais conhecido como hospital do Tatuapé, realizou, no último dia 31 de outubro, uma cirurgia que pode ser considerada histórica para a medicina.

A retirada de um tumor maligno de ovário denominado adenocarcinoma muninoso*, com mais de 25kg, foi realizada pela equipe de ginecologia da unidade, chefiada pelo Dr Luiz Arakari. A paciente foi uma mulher de 60 anos, que apesar do quadro de saúde bem comprometido, o que dificultou procedimento, evoluiu satisfatoriamente.

O Dr Telmo Rodrigues, médico cirurgião da equipe responsável, ressalta ainda que muito provavelmente o tumor atingiu este volume devido a uma transformação maligna tardia. Apesar das 5h20min de cirurgia e do risco anestesiológico, devido ao excesso de peso, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca e respiratória, a paciente pode receber alta da unidade após 7 dias de internação. Ela foi encaminhada para tratamento programado com realização de quimioterapia no IAVC (Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho).

Para saber
Segundo pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 3 mil mulheres morrem anualmente em decorrência do câncer de ovário.

*adenocarcinoma mucinoso: tumor de células epiteliais que cobre a superfície do ovário e possui a característica de atingir grandes volumes.