Acreditação Hospitalar AHM

Saiba mais.

Autarquia Hospitalar Municipal dá inicio a mais uma etapa do Programa de Qualidade Hospitalar

Comitê de Qualidade Hospitalar propõe evento que reúne escritórios hospitalares de qualidade e inicia o processo de evolução para a obtenção do selo CQH.

Apresentar o processo de melhoria continua para prestação de assistência aos pacientes das 10 unidades hospitalares da AHM: este foi o objetivo da recepção oferecida no último dia 04 de setembro pelo CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), programa qualidade hospitalar, cuja adesão é voluntária.
Estiveram presentes no auditório verde da Associação Paulista de Medicina enfermeiras, administradores e coordenadores dos escritórios de qualidade de todas as unidades hospitalares da AHM. Todos puderam entender – e compreender – um pouco melhor a metologia especifica necessária à melhoria da qualidade hospitalar e a consequente conquista do selo CQH de qualidade hospitalar, meta da atual gestão da AHM.
O programa foi apresentado pelo Dr. Giovanni Di Sarno, médico pertencente ao corpo de voluntários que trabalham no CQH que detém ampla experiência na administração de instituições públicas de saúde. Durante sua explanação foi abordado, em aspectos gerais, o método de autoavaliação dos processos necessários à busca pela qualidade, destacando-se a forma pela qual ele incentiva as mudanças de atitudes e o comportamento do coletivo, formado por colaboradores de todos os vínculos, pacientes e a sociedade em torno dos hospitais.
O médico e servidor Dr. André Casadio, componente da equipe de coordenação da AHM e novo integrante do Comitê de Qualidade, foi apresentado aos presentes pelo Dr Roberto Morimoto, Superintendente da AHM, que ao finalizar a apresentação expôs sua visão para o futuro dos hospitais, ressaltando a melhoria continua dos trabalhos e o alinhamento dos processos para o desenvolvimento e implantação das ações, atendendo assim com satisfação aos clientes externos e internos.

Dr Morimoto fala aos presentes sobre a importância do Programa de Qaulidade


O evento foi um marco na evolução do processo de qualidade, quebrando paradigmas e sedimentando o objetivo comum da melhoria na assistência.

 

O Hospital Municipal Dr Ignácio Proença de Gouvêa saiu na frente rumo a alcançar as metas do Programa de Segurança do Paciente da Qualidade Hospitalar das AHM.

Com a integração da equipe administrativa, médica e de enfermagem, HMIPG é o primeiro a completar os parâmetros de Cirurgia Segura do Programa de Qualidade Hospitalar

A implantação completa da meta de Cirurgia Segura , com a utilização correta dos “kits cirúrgicos” e o consequente preenchimento completo dos consentimentos cirúrgicos e anestésicos é a mais nova conquista do hospital.
O pioneirismo responsável por alcançar esta meta no HMIPG é uma conquista de equipe, pois foi com a intensa participação e envolvimento das enfermeiras Izis Zumyara e Neusa Mesa, equipe de enfermagem do Centro Cirurgico , Rita Greco , gerente de enfermagem , Cristiane Valenzuela, coordenadora de qualidade e do Dr Mauro Apocalypse, diretor técnico do hospital, foi possível integrar de forma coesa e eficaz os colaboradores das áreas administrativas, enfermagem e médica.
Em tempo, vale ressaltar que muitas conquistas ainda estão por vir , pois para atingir o objetivo proposto pela Organização Mundial da Saúde do Programa de Segurança do Paciente da Gerência de Qualidade é necessário a completa aplicação das metas referente à segurança do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, medicamentos de risco, queda nos índices de infecção hospitalar e redução de lesões por queda e para que esta conquista seja efetiva, todas as unidades , realizarão a atualização em suas instruções e trabalho conforme orientações da Política Institucional.
A Gerência de Qualidade Hospitalar da AHM , juntamente com a superintendência , parabeniza à todos que estão juntos conosco rumo a conquistar e vencer esta batalha .