Secretaria da Saúde e de Serviços unidas no combate à dengue

Campanha “Todos Juntos contra Dengue, zika e chikungunya” integra trabalhadores da limpeza urbana no combate ao Aedes aegypti

Secretaria da Saúde e de Serviços unidas no combate à dengue

Campanha “Todos Juntos contra Dengue, zika e chikungunya” integra trabalhadores da limpeza urbana no combate ao Aedes aegypti 

 

Por Mariana Bertolo
Foto: Edson Hatakeyama


O secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e o secretário municipal de Serviços Simão Pedro lançaram, nesta quinta-feira (14), em parceria com o Siemaco - entidade sindical da área de limpeza urbana -, a campanha de mobilização contra a dengue, zika e chikungunya. Participaram do evento, no Ginásio Poliesportivo do Estádio do Pacaembu, cerca de 1.200 trabalhadores da limpeza urbana. Foram apresentados também caminhões da coleta domiciliar e da limpeza urbana adesivados com a logomarca da campanha. Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação e José Bacchim, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), também estiveram presentes.

Batizada “Todos Juntos contra Dengue, zika e chikungunya”, a iniciativa integra trabalhadores da limpeza urbana nas ações para a conscientização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com Padilha, a ação conjunta proporcionará a formação de um grande exército da saúde contra o mosquito nas ruas. “A campanha conta com 20 mil trabalhadores de limpeza urbana, 2.500 agentes de vigilância em saúde, 8.000 agentes comunitários de saúde e 100 soldados do Exército Brasileiro para orientar e ajudar as pessoas a eliminar os criadouros do mosquito que, em 85% das vezes, está na casa das pessoas. Esse trabalho conjunto é essencial e a participação da população é decisiva”, afirmou Padilha.

Alessandro Giangola, coordenador geral das ações de controle do Aedes aegypti, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), capacitou cerca de 100 trabalhadores das quatro empresas de coleta domiciliar e limpeza urbana. Eles atuarão como agentes multiplicadores das ações de combate ao Aedes.

Caminhões

Durante a apresentação dos caminhões da coleta domiciliar e da limpeza urbana adesivados, o secretário Simão Pedro frisou que os veículos “circulam a cidade inteira, todos os dias, de manhã, tarde e noite, com a mensagem chamando atenção”. “Vamos usar todos os instrumentos, até os carrinhos dos varredores vão ter uma mensagem. É um trabalho intenso, um mutirão, vamos usar todas as armas e ferramentas contra o mosquito que transmite essas doenças”, afirmou o secretário.

Trabalhando há quatro anos na varrição da região central, Sheila Almeida, se diz atenta aos possíveis criadouros e tenta transmitir os cuidados para população. “A gente sempre fica de olho e passa orientação para a população. Nós já havíamos sido instruídos pela empresa para contribuirmos no combate; agora, com o treinamento para atuarmos como multiplicadores de informação no combate à dengue, iremos colaborar ainda mais”, afirma.

No lançamento, a médica sanitarista Brunis Bronislawa de Castro, do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypt e também da COVISA, apresentou as ações de combate ao mosquito aos trabalhadores da limpeza urbana, profissionais da Prefeitura e filiados ao sindicato.