Varizes de membros inferiores

Hosp Mun Dr Fernando Mauro Pires da Rocha

 

Rafael Monteiro é médico especializado em cirurgia vascular do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha – Hospital Campo Limpo e juntamente com a Dra. Cecille Accioly nos esclarece algumas dúvidas sobre o tema varizes de membros inferiores. Uma doença muito comum na população mundial, que acomete tanto homens quanto mulheres, devido a algum grau de deficiência apresentada nas veias na condução do sangue, reduzindo o retorno venoso e consequentemente criando maior sobrecarga sobre as veias e dilatação delas.

Dra Cecille Accioly e Rafael Monteiro - Hosp Campo Limpo

 

 

Conheça mais sobre essa patologia.

1- Sintomas:
As varizes de membros inferiores causam muitos sintomas desagradáveis como sensação de peso nas pernas, dor e queimação, edema, câimbras e coceira. Podem também causar alterações da pigmentação (escurecimento), desidratação e fragilidade da pele, algumas vezes formando-se úlceras de difícil cicatrização.
Também geram desconforto estético significativo, sendo uma queixa muito comum nos consultórios médicos.

2 - Quando elas aparecem?
Podem ocorrer em qualquer idade de nossas vidas, associadas, ou não, a alguma outra doença. A quantidade e qualidade dessas veias doentes variam muito de paciente para paciente, devendo-se observar cada caso de forma personalizada.
Normalmente aparecem no intervalo da juventude para a idade adulta, sendo mais frequentes em mulheres.

3 - Existe alguma causa específica para o aparecimento delas?
Não é algo que normalmente ocorra devido a um fator exclusivo, estando associado a múltiplas condições, desde influência genética quanto ao padrão de vida da pessoa em questão.

4 - Qual a melhor forma de evitar as varizes?
Evitar de forma completa, em sua maioria, é impossível, porém é sabido que podemos reduzir a quantidade e gravidade dessa doença.
Cuidados do dia-a-dia são fundamentais, tais como realizar atividades físicas aeróbicas de rotina, manter o peso do corpo adequado, evitar posições de pé (parado) ou sentado por longos períodos, entre outros.

5 - Se meus pais têm varizes, eu também terei?
Essa não é uma questão tão matemática quanto possa parecer. De fato, se os pais têm essa doença, a probabilidade de ocorrer nos filhos será maior do que se não tivessem. Mas pode tanto ocorrer em filhos de pais saudáveis, quanto não ocorrer em filhos de pais com varizes.

6 - Qual o melhor momento para iniciar o tratamento?
Sempre, em qualquer doença, é fundamental iniciar o tratamento com a maior brevidade possível, pois dessa forma, consegue-se evitar ou reduzir a piora da doença. Muitas vezes, com condutas realizadas precocemente, é possível evitar procedimentos de maiores riscos, como a cirurgia.

7 - Quais os tratamentos que existem?
Podem ser basicamente divididos em tratamento clínico e cirúrgico. Seja qual for a escolha, essa deve ser feita junto a um profissional habilitado (cirurgião vascular), evitando complicações posteriores.
Podem ter como fundamento, tanto a redução dos sintomas quanto melhora do aspecto estético.

8 - Qual seria o tratamento clínico?
Normalmente é baseado em mudanças de hábitos como iniciar atividades físicas aeróbicas, controle do peso corporal para o mais adequado possível e utilização de alguma forma de compressão elástica dos membros inferiores (meias e faixas elásticas).
Também existem inúmeros outras condutas que podem complementar o tratamento, como drenagem linfática, posição de elevação do membro em determinados momentos do dia e uso de medicações.

9 - Qual seria o tratamento cirúrgico?
Esse tem apresentado grande evolução recente, permitindo uma variedade de soluções que quando orientadas por um cirurgião vascular, pode criar um resultado excelente tanto na redução dos sintomas quanto em melhora estética.
Alguns exemplos são a cirurgia convencional (“stripping”), cirurgia por radiofrequência, cirurgia com laser e aplicação de substâncias esclerosantes. Cada uma apresenta uma peculiaridade que permite excelentes resultados finais, com uso isolado ou associado das opções citadas.
Lembro que a escolha sempre deve ser feita junto a orientação de um cirurgião vascular.

10 - A cirurgia é perigosa?
É importante ressaltar que todo procedimento cirúrgico tem um risco associado, porém sabe-se que normalmente a cirurgia de varizes é de baixo risco para complicações graves.
Para ter maior conhecimento e controle dos riscos, cada paciente deve ser avaliado individualmente e orientado. Alguns casos, inclusive, exigem avaliações de outros especialistas como cardiologista e anestesista.

11 - O que fazer para tratar as microvarizes?
As varizes pequenas e com coloração geralmente esverdeadas, podem ser tratadas tanto com microcirurgia ou esclerose venosa. Essa segunda opção pode ser realizada, por exemplo, com aplicação de substâncias esclerosantes, laser ou radiofrequência. Em muitos casos, são procedimentos realizados no próprio consultório do médico, o que facilita e gera maior conforto para o paciente.
Nas varizes bem finas de coloração normalmente arroxeadas, o tratamento é voltado para a esclerose venosa, procedimento citado anteriormente.
São tratamentos de mínimo risco para o paciente e com resultados estéticos impressionantes.
Dr. Rafael ressalta a importância de uma orientação médica do cirurgião vascular para quaisquer procedimentos.