Núcleo Interno de Regulação

Hosp Mun Prof Dr Alípio Corrêa Netto

Desde 11 de maio, o nome do setor de Remoção mudou para Núcleo Interno de Regulação – NIR.

O NIR constitui a interação com as Centrais de Regulação para delinear o perfil de complexidade da assistência que sua instituição representa no âmbito do SUS e disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios pré-estabelecidos para o atendimento, além de buscar vagas de internação e apoio diagnóstico e terapêutico fora do hospital para os pacientes internados, quando necessário. Dentre as funções do NIR está semear a cultura de regulação no interior da unidade e junto ao usuário, fazer a gestão da ocupação dos leitos e das consultas e produzir informações com qualidade sobre o fluxo de usuários e oferta de serviços.

O setor também é responsável pelas transferências internas dos pacientes oriundos das portas de entrada: emergência, maternidade e pacientes eletivos.

Objetivos:

• Melhorar a dinâmica das ofertas de vagas;
• Dar maior atenção ao paciente que necessita de exames oferecidos interna ou externamente, tendo controle sob estas vagas;
• Melhorar a agilidade no serviço prestado;
• Criar ferramentas de controle e estatístico sobre as vagas/serviços oferecidos;
• Melhorar o Atendimento prestado pela Unidade.

O NIR é composto por uma equipe formada por um médico autorizador, um enfermeiro coordenador e doze Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (executores administrativos).

É um trabalho totalmente novo, que está sendo estruturado e que irá precisar da colaboração de todos da unidade.

O serviço é pioneiro em hospitais do município e a meta é ter um serviço de excelência e de exemplo para as outras unidades hospitalares da Autarquia Hospitalar Municipal.