Irotilde, 35 anos ajudando mulheres contra a violência sexual

Conheça a história dela, dentro do programa #MulheresdoSUS

 

Foto: Edson Hatakeyama
Por Ana Paula Costa


A assistente social Irotilde Gonçalves Pereira, de 70 anos, conhecida por todos que trabalharam com ela simplesmente como Tilde, durante 35 anos ajudou mulheres vítimas de violência sexual no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara). Recém-aposentada, ela deixou um legado de luta, respeito e principalmente de muito amor.


Nascida no interior paulista, o nome dela é facilmente relacionado com o pioneirismo na luta pelo direito das mulheres estabelecido pelo artigo 128 do Código Penal Brasileiro, que versa sobre o aborto legal em casos de estupro, risco para a mãe ou feto incompatível com a vida. Tilde também é referência na implantação do Programa de Atenção à Violência Sexual contra Mulheres na cidade de São Paulo. Ela fez parte da primeira equipe de atendimento, criada em 1989, e enfrentou a necessidade de trabalhar com a sensibilização dos demais profissionais.


No inicio de sua jornada, Tilde ficou viúva e se tornou responsável pela criação dos dois filhos. Ela chegou a ter sua casa vandalizada por pessoas que não entendiam a importância do seu trabalho. Apesar de todas as dificuldades, a assistente social nunca desistiu do propósito de auxiliar as mulheres violentadas, física e psicologicamente.


“Todas as mulheres estão sujeitas a sofrer violência sexual. Não importa a classe, nível social, a cor da pele, o nível cultural. É difícil para a mulher aceitar ter um filho de quem ela não conhece que ela não autorizou a mexer no seu corpo e concebido em um ato extremamente violento. Porque eles (os estupradores) agridem, batem e machucam muito. Trata-se de uma questão de direitos humanos, importante para toda a sociedade”.


Durante seus anos de trabalho no hospital, lidando diariamente com o sofrimento e a violência, ela recebia com abraços e ouvidos dispostos a escutar, entender e ajudar, sendo muitas vezes a primeira pessoa a saber do crime que fora cometido contra aquela mulher. Tilde auxiliou diversas vítimas a retomar suas vidas e chegou a receber o título de anjo de branco, dado por uma mulher que havia sido estuprada e que encontrou auxilio, afago e orientação nas palavras da assistente social.


"Uma vez atendi uma mulher que tinha sido estuprada pelo amigo do filho, outra que o próprio namorado se juntou a três amigos e fingiu convidá-la para uma festa. Algumas se recuperam depois e conseguem refazer a vida, outras não. Minha função era ajudá-las”.

Conheça essa e outras histórias em: prefeitura.sp.gov.br/saude


#MulheresdoSUS #TodaHistóriaMereceSerContada


Serviços de Violência Sexual e Aborto Legal da Cidade de São Paulo

Ao sofrer uma violência sexual, a mulher deve procurar o mais rápido possível um serviço de saúde especializado para receber a profilaxia das Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV e a contracepção de emergência para evitar a gravidez.
A denúncia da violência sexual e o Boletim de Ocorrência são importantes para apurar e punir o crime sexual, mas não obrigatórios para atendimento e interrupção da gravidez.

SERVIÇOS MUNICIPAIS

Hospital Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva - Vila Nova Cachoeirinha
Av. Dep. Emílio Carlos, 3100 - Limão
(11) 3986-1151 – serviço social (localizado no ambulatório – sala 12)
(11) 3986-1128 / 3986-1159 – Pronto-Socorro

Hospital Prof. Mário Degni - Jardim Sarah
Rua Lucas de Leyde, 257 - Vila Antônio
(11) 3394-9394 (ramais 9395/ 9396/ 9397) – serviço social (localizado próximo à recepção)

Hospital Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
Estrada de Itapecerica, 1.661 - Vila Maracanã, Campo Limpo
(11) 3394-7619 / 3394-7620 – serviço social (localizado no Pronto-Socorro)

Hospital  Dr.Arthur Ribeiro de Saboya
Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860 - Jabaquara
(11) 3394-8519 / 3394-8520 – serviço social (localizado no andar do pronto-socorro)

Hospital Municipal Tide Setúbal
Rua Dr. José Guilherme Eiras, 1123 - São Miguel Paulista
(11) 3394-8840 – serviço social (localizado no primeiro andar)