Tide aumenta internações em 14% com o NIR

Núcleo faz gestão de leitos com qualidade assistencial

 O Hospital Municipal Tide Setúbal, localizado na Zona Leste, aumentou em 14% as internações entre maio e julho deste ano, em comparação com igual período de 2015. Foram internados 454 pacientes a mais, sempre mantendo a qualidade assistencial. Esse crescimento ocorreu graças à implantação do NIR (Núcleo Interno de Regulação), iniciado em abril deste ano.

O NIR tem como objetivo principal regular com eficiência o uso dos leitos conforme as vagas disponíveis, sempre zelando pelo cuidado assistencial. Com isso, mais pacientes são atendidos. Esse trabalho é feito por uma equipe multiprofissional, que se reúne regularmente no hospital para, por exemplo, verificar com detalhes o que está acontecendo com um paciente internado há muitos dias. Ações são adotadas para agilizar os procedimentos. Entre maio e julho deste ano, também foi verificada a média de diminuição em 80% no tempo entre a saída de um paciente e a ocupação por outro.

“Após a implantação do NIR houve uma melhora significativa na organização das vagas e sentimos que conseguimos agilizar os encaminhamentos dos pacientes”, afirmou o diretor-técnico do Tide Setúbal, Vagner Vasconcelos. O hospital realiza por mês, em média, 13 mil atendimentos de urgência, emergência e ambulatorial.