Terapeuta do Hospital Municipal Waldomiro de Paula realiza estudo sobre juventude e homossexualidade

Trabalho foi publicado pela revista científica ‘Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos’

 
 Aryel Ken Murasaki
 

Por Valéria Casolato

O terapeuta ocupacional Aryel Ken Murasaki, de 28 anos, que trabalha no Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, acaba de publicar a pesquisa “Juventude, homossexualidade e diversidade: um estudo sobre o processo de ‘sair do armário’ usando mapas corporais”, na prestigiada revista científica “Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)”.

“O fato de [o estudo] ter sido publicado em uma das principais revistas científicas de terapia ocupacional do Brasil é muito importante, pois mostra a relevância do assunto e dá mais visibilidade ao trabalho, além de instigar um maior debate dentro da terapia ocupacional”, afirmou Murasaki.

O terapeuta, que trabalha no hospital há um ano, atua com dinâmicas e suporte terapêutico, principalmente na ala de Saúde Mental. Também realiza trabalhos e palestras com a equipe multiprofissional, envolvendo todos os funcionários. “A Terapia Ocupacional recentemente tem olhado para as questões LGBTs e discutido qual relação há com nossa profissão”, disse.

Para a produção da pesquisa publicada, Murasaki realizou um estudo exploratório de caráter qualitativo com dois jovens gays e duas jovens lésbicas, com idades entre 18 e 24 anos. Para tanto, utilizou a técnica denominada mapas corporais narrados. Essa técnica consiste em imagens do corpo em tamanho real, criadas a partir de desenho e pintura, complementadas por narrativas orais. A pesquisa também contou com a participação da profissional Sandra Maria Galheigo, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP).

Veja a pesquisa neste link:
http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1264