AHM realiza 8º Fórum Perinatal

Evento destacou melhorias nos indicadores em hospitais e maternidades

 Por Jonathan Muniz

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) realizou em seu auditório, no último dia 26, o 8º Fórum Perinatal, que contou com a presença de aproximadamente 60 participantes, entre médicos, diretores e profissionais da enfermagem de hospitais e maternidades. Nesta edição, estiveram presentes representantes do Hospital Municipal M’Boi Mirim, Hospital Municipal Cidade Tiradentes e entidades conveniadas como o Hospital Santo Antônio e Amparo Maternal.

O fórum tem como objetivo trocar experiências e ideias entre as unidades. É coordenado pela Área da Saúde da Mulher da SMS (Secretaria Municipal da Saúde). Nesta edição, um dos principais índices destacados foi a redução da mortalidade infantil, que passou de 18,2%, em 2013, para 13,3% em 2015.

Outros indicadores apresentados foram o aumento de acompanhantes durante o trabalho de parto; redução da episiotomia (corte no períneo durante o parto normal) geral e em primíparas (primeiro parto); aumento de partos normais; aumento de taxas de clampeamento (corte) tardio do cordão umbilical, que reduz a anemia infantil; aumento do contato pele a pele entre a gestante e o recém-nascido, logo após o nascimento. “Sempre esperamos melhorar estes índices e a melhor forma de fazer isto é compartilhar os métodos e ações realizadas com outras unidades”, afirmou o coordenador da Área da Saúde da Mulher da SMS, Adalberto Aguemi.

O diretor-técnico do Amparo Maternal, Newton Tomio Miyashita, destacou conquistas importantes na unidade conveniada, como a presença maior do acompanhante junto às gestantes, redução da taxa de episiotomia e melhorias nas instalações. “É muito importante trocar experiências. No final, quem sai ganhando é a população”, afirmou Miyashita.