Partos aumentam 52% em quatro anos dentro de programa

Índice do Parto Seguro foi apresentado em fórum na AHM

Por Cristiane Cibele


O número de partos realizados nos hospitais municipais, dentro do Programa Parto Seguro, aumentou 52% em quatro anos, saltando de 13.101 em 2011 para 20.067 em 2015. Esse indicador positivo foi apresentado no 7º Fórum Perinatal, realizado em fevereiro no auditório da AHM (Autarquia Hospitalar Municipal).


O Parto Seguro presta assistência humanizada e acolhedora em todas as fases do atendimento à gestante. Elas incluem acolhimento com classificação de risco, admissão obstétrica, pré-parto, parto, pós-parto e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, entre outras. Essa modalidade está implantada em oito hospitais da AHM: Jabaquara, Ermelino Matarazzo, Campo Limpo, Pirituba, Mooca (Ignácio Proença de Gouveia), Tide Setúbal, Rio Pequeno e Planalto.


Acompanhantes


A expansão desse tipo de parto foi apresentada pela coordenadora do programa Anatália Basile, do Cejam, entidade parceira da SMS (Secretaria Municipal da Saúde). Outro índice importante relaciona-se à taxa de acompanhante durante o parto, que atingiu 97%. O número é resultado da contratação, pela AHM, de profissionais, adequação de espaços, melhoria da infraestrutura, criação de quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e treinamento das equipes envolvidas.


O fórum foi aberto pelo superintendente da AHM, Arthur Pereira, que destacou a importância em discutir as práticas e a busca pela melhoria contínua. O evento contou com a participação de diversas entidades, incluindo interlocutores da SMS, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e Ministério Público.