Hospital e Maternidade Mário Degni completa 25 anos

Unidade é referência para partos de alto risco; primeira criança nascida recebeu homenagem

Por Alessandra Serafim

Referência para partos de alto risco e para vítimas de violência sexual na Zona Oeste do município, o Hospital e Maternidade Professor Mário Degni completou 25 anos em 27 de novembro. Para comemorar, a unidade prestou homenagem aos servidores e realizou um ato ecumênico, seguido da apresentação do coral da Igreja Batista Rio Pequeno, que contou com a participação do grupo de voluntárias e funcionários da unidade.

Na abertura do evento, a diretora técnica do hospital, Ginalda Cremonesi Zambone, muito emocionada, afirmou: “Nas bodas de prata do Mario Degni temos muito a comemorar, pois com o empenho de todos nos firmamos na região do Butantã como hospital de referência para atendimento da mulher e do bebê. A persistência e compromisso da equipe nos permitiu espalhar para todos os setores a cultura do atendimento humanizado”.

No ato ecumênico, estiveram presentes além de funcionários, membros do conselho gestor, mães que tiveram bebês na unidade e o primeiro bebê que nasceu no hospital, Sarah da Silva Araujo. “O hospital trouxe uma melhor qualidade de vida para os moradores da região, principalmente para as grávidas”.

Evolução nos serviços

Conhecido popularmente como Hospital Jardim Sarah, no bairro de Rio Pequeno, inicialmente seus leitos eram destinados somente ao atendimento a gestantes de alto risco. Em 1996, o hospital passou a atender os serviços de Pronto Socorro de Urgências e Emergências e alguns de seus leitos de internação foram destinados à clínica médica, cirúrgica, UTI adulto e pediátrico, sempre mantendo, porém, seu foco na maternidade.

Nomeado através de decreto municipal em 1998, a unidade homenageia o médico cirurgião e reitor da Universidade de Campinas (UNICAMP), nascido em 1911 em Santo André, na região do Grande ABC.

Atualmente, o hospital possui 61 leitos e atende cerca de 430 mil pessoas que residem principalmente nos bairros do Butantã, Morumbi, Rio Pequeno e Vila Sônia. O hospital realiza, em média, 800 partos mensais.

No evento de aniversário, foram homenageados os seguintes servidores: Lúcia Twardowsky Ávila, enfermeira; Dr. Luiz Roberto Ramalho Martins, tocoginecologista; Raquel Lino Paranhos, psicóloga; Dra. Neide Palaia Zupo Giro, neonatologista; além da equipe Voluntários da Esperança.