AHM realiza campanha de conscientização sobre câncer de próstata

Evento comemora Novembro Azul com diversas atividades

Por Alessandra Serafim

Para comemorar o Novembro Azul, a Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), responsável pela administração da maioria dos hospitais municipais, realizou evento em sua sede, localizada na Consolação, região central da cidade, no último dia 13. Este mês é dedicado à conscientização sobre o câncer da próstata.

A ação foi realizada pelos alunos do Curso Básico de Eventos, parceria entre a AHM e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Na recepção da autarquia, foi montado um espaço para fotos com o bigode símbolo da campanha. Nas redes sociais, a hashtag #ahmdeazul foi utilizada para divulgação. Uma equipe de enfermeiros distribuíram fôlderes com informações sobre a doença, esclareceram dúvidas e sortearam brindes. Também foi montado um telão que veiculava informações sobre prevenção.

As fotos do evento podem ser acessadas pelo link:

https://goo.gl/photos/QDoPXCQYZGCZWJ5f7

Prevenção

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20g e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir esperma.

Atualmente, por ano, são diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata no país. A prevenção deve ser feita pelos homens a partir dos 45 anos, se houver histórico familiar, ou anualmente a partir dos 50 anos. O médico urologista irá realizar o toque retal e solicitar o exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) no sangue.

Procure seu urologista em caso de: diminuição do fluxo urinário (a urina necessita de esforço para sair); sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar; necessidade frequente de urinar (especialmente à noite); urina com dor; sangue na urina. Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em sua região e agende uma consulta.

Eventos semelhantes ocorrerão no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara), nos dias 24 e 25, e no Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), nos dias 23, 24 e 25.