Pacientes idosos têm maior risco nutricional

Conclusão é de pesquisa feita com 400 pacientes no Hospital do Tatuapé

Por Aurélia Brito e Luciano Cavenagui

Pacientes idosos apresentam maior risco nutricional e precisam de estratégias de atenção reforçadas para minimizar complicações na hospitalização. Essa é uma das principais conclusões de um estudo elaborado pela Seção Técnica de Nutrição e Dietética (STND) do Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio, localizado no Tatuapé, Zona Leste da cidade.

O estudo foi apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Enteral e Parenteral, em Brasília, ocorrido entre 18 a 21 de outubro. Foram avaliados 400 pacientes entre junho e dezembro de 2014, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, internados por diferentes motivos clínicos e cirúrgicos.

Os pacientes foram avaliados de acordo com a NRS 2002, sigla em inglês para a Triagem de Risco Nutricional 2002. Esse método avalia dados referentes ao IMC (Índice de Massa Corporal), perda de peso não intencional em três meses, apetite, habilidade de ingestão e absorção de alimentos e fator de estresse da doença.

Participaram do estudo as nutricionistas Ana Lúcia Pereira Moreira, Fabiana Corrêa Fernandes, Regina Yeako Shirasu Yoshihara, Luciene Aparecida de Oliveira e Maria das Dores dos Santos Bello, sendo as duas últimas da empresa LBGS, que presta serviço no Hospital do Tatuapé.

Triagem Eficiente

Outra conclusão importante da pesquisa é que a triagem nutricional é eficiente na indicação do risco, auxiliando na adequação da terapia nutricional dos pacientes.

Dos 400 pacientes analisados, 21,3% apresentaram risco nutricional. Destes, 58,8% tinham 60 anos ou mais. IMC baixo foi comum em 63,5% do total do grupo com risco (85 pacientes), como também perda de peso (64%).

As especialidades médicas mais frequentes desses pacientes que apresentaram problemas foram clínica geral, cardiologia, cirurgia geral e pneumologia.

Esse estudo servirá para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, bem como o desenvolvimento técnico e científico do Hospital do Tatuapé.