Vitamina D é aliada no combate ao câncer de mama

Nutricionistas no Waldomiro de Paula ressaltam importância da alimentação adequada

Por Valéria Casolato

A vitamina D é uma importante aliada para a prevenção do câncer de mama, de acordo com as nutricionistas Maria Flavia Giordano e Larissa Neves. Elas promoveram a palestra “Prevenção, Tratamento e Alimentação” no Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, na Zona Leste da cidade.

“Podemos, sim, prevenir o câncer de mama com alimentação. Devemos adotar hábitos alimentares que contenham peixes de água fria e profunda, como salmão, atum e sardinha”, afirmou Flávia Giordano. As palestrantes salientaram que uma pesquisa recente apontou que mulheres com câncer de mama em estágio inicial, que apresentavam deficiência de vitamina D, tinham maior probabilidade de metástases.

Banho de Sol

Estudos em andamento estão avaliando o efeito dos exercícios, ganho ou perda de peso e dieta no risco de câncer de mama. A vitamina D é sintetizada pela pele durante a exposição aos raios ultravioleta (UV), além de estar presente em ovos e peixes. Pessoas com hábitos saudáveis, que se exercitam regularmente e tenham boa alimentação apresentam níveis maiores da vitamina D no sangue.

“Banho de sol diário, de apenas dez minutos e sem protetor solar, de preferência pela manhã, é uma boa pedida”, ressaltou Flavia. A vitamina D também é encontrada na manteiga, cogumelos, leite, gema do ovo e fígado. Além do risco de câncer, sua falta pode causar raquitismo, osteoporose, doenças cardiovasculares e inflamatórias, entre outras enfermidades.