Hospital do Campo Limpo é premiado em projeto de proteção ambiental

Reciclagem de óleo de cozinha iniciada em 2012 possibilitou preservar 13 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas

Por Rose Silva

O hospital municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, localizado no Campo Limpo, acaba de receber menção honrosa do prêmio Meio Ambiente 2015, em reconhecimento ao projeto de reciclagem de óleo de cozinha iniciado em 2012, em parceria com a empresa responsável pelo serviço de alimentação dentro do hospital e o Instituto Triângulo, ONG responsável pela coleta e reciclagem do óleo para fabricação de sabão ecológico. A premiação reconhece esforços de serviços de saúde que realizam projetos ambientais no âmbito do SUS.

A partir da conscientização de todos os colaboradores envolvidos, o óleo utilizado na cozinha do hospital passou a ser armazenado em galões, posteriormente coletado e encaminhado à reciclagem. Com isso, de acordo com a equipe avaliadora do prêmio, de março de 2012 a agosto de 2015 foi possível preservar 13.112.500 metros cúbicos de água, volume equivalente a 13 piscinas olímpicas. Também houve redução de emissão de 14.636 kg de CO2 (gás carbônico), que equivale à produção de quatro carros populares por um ano.

O óleo de cozinha é considerado um resíduo potencialmente poluidor e causador de diversos impactos negativos ao meio ambiente. O produto reduz o oxigênio em rios, lagos e mares, prejudicando o ecossistema aquático, além de deixar resíduos na rede coletora, que aderem como cola na tubulação, provocando entupimento e refluxo de esgoto.