UPA Vila Santa Catarina aposta na fotografia como forma de humanização

Unidade realiza exposição fotográfica para tornar ambiente ainda mais humanizado

Por Rose Silva


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina realiza, até o próximo dia 2 de outubro, uma mostra fotográfica que reúne 16 trabalhos de Americo Yung Mariano. Trata-se de uma fórmula criativa para tornar o ambiente ainda mais humanizado. As imagens foram produzidas em 1999, no estado de Roraima, e refletem ações de assistência à saúde da população indígena e rural em áreas de difícil acesso, às margens do Rio Branco.
Segundo a assistente social Denise Harfuch Navarro, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização da unidade, a exposição busca tornar o ambiente ainda mais acolhedor para funcionários, gestores, pacientes e seus familiares. “Esperamos contagiá-los com os princípios e diretrizes da humanização”, afirma.
A ideia de expor as fotos surgiu durante um curso realizado neste ano, na sede da Autarquia Hospitalar Municipal, para implantação das diretrizes da política nacional de humanização do Ministério da Saúde. Dentro do mesmo objetivo, a UPA realizou dois encontros (em maio e junho) com a participação de 120 funcionários.
Na próxima etapa do programa está prevista uma série de rodas de conversa com todos os servidores. Nelas serão abordados temas relacionados à importância do acolhimento na assistência à saúde.