I Jornada de Controle de Infecção Relacionadas à Saúde do Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa

Palestras ressaltam a atenção e cuidados redobrados para a diminuição dos casos de infecção hospitalar em pacientes internados

Em 05 de maio aconteceu no Hospital Municipal Ignácio Proença de Gouvêa, a I Jornada de Controle de Infecção voltada aos médicos e enfermeiros na luta da prevenção ao combate de infecção hospitalar.

Cerca de 70 pessoas participaram desta I Jornada que, através de palestras e atividades, foi ressaltada a importância da prevenção na redução dos números de casos da infecção hospitalar e diversas maneiras de evitar a contaminação.

A unidade hospitalar, de pequeno porte, possui 90 leitos de internação e juntamente à Autarquia Hospitalar Municipal, está sempre investindo em palestras e atividades para o aprimoramento profissional e melhoria no atendimento prestado ao paciente.

Na palestra intitulada Higiene das Mãos, ministrada por Elvira Belini Azevedo, enfermeira do setor Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH foi reforçada a importância da higienização das mãos antes de qualquer procedimento no paciente.

Na palestra Principais IRAS em UTI, Atalanta Ruiz, médica infectologista da unidade, também salientou a necessidade de da higiene das mãos e ressaltou a atenção com a qual o profissional de saúde deve sempre realizar procedimentos, maneiras de prevenção e cuidados para melhorar a vida do paciente. Enfatizando um mantra: “Higienização das mãos sempre” disse a doutora no final da sua apresentação.

A I Jornada teve rande participação e interesse dos profissionais de saúde e mostrou que, se tratada com objetividade e celeridade, é possível diminuir e até eliminar os índices de infecção hospitalar nas unidades de saúde.