Processo de doação efetiva de múltiplos órgãos no Hospital Saboya atinge ótimos números de efetividade em 2014

O Hospital Saboya fechou o ano de 2014 como o 28º hospital do Estado de São Paulo (Dados SES) que mais notificou casos de potenciais doadores.

 Organizado e acompanhado diretamente pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos - CIHDOTT, o processo de doação efetiva de órgãos e tecidos do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya atuou ativamente em parceria com a Organização de Procura de Órgãos da Escola Paulista de Medicina - OPO EPM na condução dos casos de Morte Encefálica (ME) e no acolhimento das famílias para doação de órgãos no âmbito do hospital.
A doação de órgãos é um processo delicado que depende do comprometimento dos profissionais de saúde no diagnóstico de morte encefálica e da confiança da população no sistema de doação e transplante no Brasil. Seguindo as estatísticas de crescimento no número de doadores informado pelo Ministério da Saúde em 2014, divulgou que houve redução de cerca de 42% no tempo de demora na lista de espera dos pacientes que necessitam de um transplante.
O Hospital Saboya fechou o ano de 2014 como o 28º hospital do Estado de São Paulo (Dados SES) que mais notificou casos de potenciais doadores, atuando efetivamente no auxilio ao diagnóstico de ME, acolhimento aos familiares dos doares e realização de capacitação da equipe multidisciplinar envolvida.
Segundo Felipe Moreira, enfermeiro do projeto  Núcleo de Captação de Órgãos - NCAP e integrante da CIHDOTT, " felizmente já é possível notar uma mudança no comportamento e no entendimento pelos familiares sobre o diagnóstico da morte encefálica e principalmente que a doação de órgãos realmente salva vidas. Isso ocorre graças ao comprometimento de toda equipe multiprofissional do hospital no cuidado fornecido ao potencial doador e no acolhimento de forma individualizada e humana prestado a estes familiares". É importante reforçar que toda família tem a possibilidade de ser doadora de Órgãos e Tecidos, e esta atitude tem beneficiado todos os anos centenas de pacientes inscritos no Cadastro Técnico Único (CTU) para transplantes.

Em tempo.
A CIHDOTT é formada por uma equipe multidisciplinar com 13 profissionais, entre eles médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros e está fisicamente localizada na sala 32 na emergência do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya