Hospital Municipal Tide Setúbal tem redução significativa nos números de cesarianas

Com taxa de realizações de partos normais acima de 80%, Hospital Municipal Tide Setubal , localizado na zona leste da cidade, é destaque no atendimento as normativas de parto da Organização Mundial de Saúde.

 O Hospital Municipal Tide Setúbal, da Autarquia Hospitalar Municipal – AHM localizado no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, inicia o ano com redução significativa nos números de partos cesarianos, superando em 71% a taxa recomendada para este tipo de procedimento, conforme números recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que pede redução de 15%.

Hospital Municipal Tide Setubal

A queda é resultado de anos de dedicação da equipe multidisciplinar da unidade, que atinge a excelência no quesito “parto humanizado” e faz parte do programa Hospital Amigo da Criança. Além disso, o hospital juntamente com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim – CEJAM realiza na unidade o Programa Parto Seguro, que visa uma assistência humanizada, diferenciada e acolhedora em todas as fases do atendimento dado as mães. Segundo José Antonio Montes Canteras, diretor da unidade “A boa integração da equipe, os processos assistenciais, o estabelecimento de protocolos, a coordenação médica, de enfermagem e a do Parto Seguro, contribuíram para esse resultado”.

A segurança no atendimento humanizado prestado tanto as parturientes é um destaque que deve ser ressaltado, segundo o coordenador do setor de obstetrícia da unidade, Vicente Lau “apesar da importância desses números, nunca deixamos de pensar nos resultados da mãe e do feto. O que importa primeiramente é a segurança materna e do recém-nascido, mesmo com a importância na redução desses números”.

Dr. Canteras e Dr. Vicente Lau 

Mediante a discussão atual sobre a redução dos partos cesarianos, Dr. Canteras destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS), já serve de modelo para varias áreas da rede privada. A maternidade e obstetrícia desponta atualmente com essa característica e acrescenta que na percepção do dia a dia a mulher vem apresentando uma postura diferente quando busca o serviço para assistência gestacional.

O relacionamento profissional médico/paciente pode interferir de maneira positiva na opinião da gestante. A cesariana sem real necessidade de indicação médica pode ocasionar diversos riscos à saúde da mãe e do bebê. Se houver confiança em relação ao serviço que será prestado, as chances de um bom resultado aumentam e há grandes possibilidades de se chegar ao objetivo da realização do parto normal que é o indico pela na assistência ao parto, pelos pequenos riscos que oferece à saúde da mãe e do bebê.