O anticoncepcional na vida da mulher

sobre a pilula, é sempre bom saber...

O Anticoncepcional na vida da mulher

No âmbito feminino as dúvidas sobre o anticoncepcional são variadas sendo muitas vezes confundidas: mito ou verdade, prejudicial ou não à saúde da mulher.
Devido às diversas dúvidas que o universo feminino apresenta fizemos algumas perguntas que nos foram esclarecidas pela doutora Carmela Romano Rossi – médica ginecologista do Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula e que pode ajudar muitas mulheres no quesito – O Anticoncepcional Na Vida da Mulher.

Existe uma idade indicada para a mulher começar a tomar anticoncepcional?
O anticoncepcional pode ser tomado por qualquer mulher ou adolescente que tenha começado o seu período fértil, desde quando acontece a primeira menstruação. O anticoncepcional também é indicado à adolescente para regular o ciclo menstrual e ajudar na diminuição de cólicas, bem comuns nos primeiros meses de menstruação.

Entre as faixas etárias existe diferença de anticoncepcional?
Cada faixa etária possui um anticoncepcional diferente, levando em conta vários fatores como tipo de hormônio, dosagem de hormônio, quantidade de comprimidos, entre outros. Cada médico deve orientar qual o melhor anticoncepcional para cada faixa etária e se há alguma indicação especifica.

A mulher que toma anticoncepcional muito cedo pode ter problemas futuros por conta do excesso de hormônio no corpo?
O anticoncepcional em si não leva ao aumento dos hormônios do corpo, mas alguns distúrbios hormonais podem causar isso. Inclusive existem anticoncepcionais indicados para tratamento dessas manifestações androgênicas na menina/mulher, já prevendo a anticoncepção e para tratamento desse distúrbio.
Importante saber que a eliminação do hormônio ocorre em torno de 24 horas após a última dose de anticoncepcional.

A mulher que toma anticoncepcional por muito tempo, quando decide engravidar demora mais que as mulheres que não tomavam? Mito ou verdade?
Não existem provas científicas de que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais interfira na fertilidade da mulher. Antigamente, os médicos sugeriam que se fizessem "intervalos" sem a pílula de tempos em tempos, mas hoje em dia a recomendação não existe mais. A pílula anticoncepcional pode até proteger seu sistema reprodutivo. A verdade é que o uso da pílula dá uma falsa sensação de controle à mulher: como ela é eficiente para evitar a gravidez, na hora em que a mulher decide parar de tomá-la, quer já engravidar logo, nos primeiros meses. Na maioria dos casos a gravidez não é tão imediata, mesmo para quem nunca tomou pílula na vida.

O que fazer para que o organismo “volte ao normal”, após o uso prolongado da pílula?
Se a mulher resolveu parar de tomar a pílula para engravidar, o ideal é que espere pelo menos um ciclo menstrual natural, para ver se tudo volta a funcionar direitinho, além de você poder saber quando sua ovulação estará restabelecida. Eu costumo dizer que a dificuldade será semelhante antes e depois do anticoncepcional.

O anticoncepcional também traz benefícios à saúde?
O uso do anticoncepcional também reduz significativamente os sintomas da endometriose, uma doença que provoca o acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos reprodutivos e até em outros órgãos do abdome, e que é uma das grandes vilãs dos problemas de fertilidade. Mas para saber se você tem esse problema e qual o melhor anticoncepcional você deve consultar seu médico.

Recomendações médicas:
É importante lembrar que todos os métodos anticoncepcionais devem ser usados sob orientação médica, pois como quaisquer outros medicamentos têm efeitos colaterais. Não utilize por conta própria.