ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria iniciou uma nova fase em seu atendimento com a implantação, a partir de setembro, do “Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco”, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

 Este processo tem por finalidade avaliar o paciente no momento da chegada ao pronto-socorro, classificando-o como VERMELHO quando o atendimento pelo médico será imediato, AMARELO com atendimento em até 30 minutos, VERDE onde o atendimento será realizado em até uma hora e AZUL, casos não urgente, com atendimento em até duas horas. O processo também visa humanizar o atendimento, reduzir o tempo para o atendimento médico, descongestionar o pronto-socorro diminuindo a superlotação e informar o tempo de espera para o atendimento.

A Classificação de Risco será realizada por um enfermeiro treinado, que utilizará os protocolos pré-estabelecidos para o desenvolvimento das atividades desse processo.
Nesta primeira fase funcionará todos os dias da semana, incluindo o fim de semana, das 7:00hs da manhã até às 18:00hs e somente para os pacientes da clínica médica e clínica cirúrgica. Já as pacientes da ginecologia e obstetrícia continuarão a ser classificados pelo Cejam. A médio prazo a classificação será ampliada para estas outras Clínicas.

Inicialmente, esse serviço não será um instrumento de diagnóstico, apenas determinará a prioridade de atendimento, prioridade esta que deverá seguir todos os exames complementares (laboratório e imagem) visando agilizar o atendimento dos pacientes mais graves.