Centro de Tratamento de Queimaduras passa por modernização

O Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr Carmino Caricchio (Tatuapé), referência nacional no atendimento às vítimas desse tipo de agressão, passa por modernização e revitalização de sua estrutura

 Inaugurado há mais de 45 anos, o Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, conhecido também como Hospital do Tatuapé, está modernizando e reestruturando seu Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), referência terapêutica e cirúrgica para a enfermidade.

Com 20 leitos de enfermaria e mais quatro de Unidade de Cuidados Intensivos, destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes queimados, o CTQ apresenta dados estatísticos grandiosos, chegando a atingir cerca de 650 atendimentos ambulatoriais, outros 140 em seu pronto-socorro, 40 internações e aproximadamente 40 cirurgias por mês, além de contar com uma equipe especialista e multiprofissional formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e nutricionista.

Visando exatamente a melhoria contínua deste serviço de excelência prestado a população de São Paulo e até mesmo a pacientes de outros estados, que são encaminhados para tratamento e cirurgias na unidade, o CTQ está passando por modernização física e estrutural. A reestruturação inclui o pronto-socorro, enfermarias, consultórios, ambulatórios e até mesmo o centro cirúrgico, todos localizados no 9º andar do Hospital.

Para realizar a modernização do centro, estão sendo investidos cerca de R$ 2.356,723,89. Os serviços são executados por meio de Ata de Registro de Preços, gerenciada pela Secretaria de Infra Estrutura Urbana, da Prefeitura de São Paulo, o que gera maior agilidade tanto na contratação quanto na execução dos serviços.

O Hospital do Tatuapé , subordinado a AHM, pertence a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, que abrange uma população de aproximadamente 2,7 milhões de moradores, além de estar estrategicamente localizado próximo as grandes corredores de transporte, como avenidas Celso Garcia, Radial Leste e Salim Farah Maluf e Marginal Tietê e rodovias como via Dutra, Rodovia dos Trabalhadores e Fernão Dias. Cabe ressaltar que o Hospital Tatuapé também é referência de atendimento a pacientes politraumatizados, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, cirurgia buco maxilo facial, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, clínica médica e reconstrução mamária.