Hospital Municipal Prof Dr Alípio Corrêa Netto mantém classificação ouro do selo SINASC

Referência em gestação de alto risco, o hospital recebeu no dia 14 de maio, no auditório João Yunes - Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo - USP, a certificação Ouro do Selo SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.

Na cidade de São Paulo, o Selo SINASC foi implantado no ano 2008, com o objetivo de registrar todos os nascimentos vivos ocorridos no município. Desde que foi implantado, o HM Prof Dr Alípio Corrêa Netto mantém o selo ouro da certificação.

A certificação é uma premiação anual que incentiva os estabelecimentos de saúde para a melhoria da qualidade no registro de informações da Declaração de Nascido Vivo – DNV.

A Declaração de Nascido Vivo foi padronizada pelo Ministério da Saúde e conta com cerca de 40 variáveis, entre as quais podem ser destacadas: duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e tipo do parto.

Os critérios utilizados para a certificação em 2014 e premiação em 2015 foram:

- Cobertura: digitação de todas as DNV's emitidas pelo hospital;
- Qualidade dos dados: proporção de informação ignorada ou não preenchida.

Representando a unidade, as senhoras Danielle e Ana Flavia, ambas do setor SAME, acompanharam o evento e receberam a premiação.

 

Danielle Moschen e Ana Flavia Bruno-SAME