UPA Vila Santa Catarina

Comemora seis meses de atividades

Foi inaugurada em 24 de janeiro de 2015 a Unidade de Pronto Atendimento - UPA Vila Santa Catarina, localizada no bairro de Vila Mira, distrito do Jabaquara, visando atender a população da região sudeste, com influência em alguns distritos administrativos da zona sul (principalmente cidade Ademar).
Ocupando uma área total de 3 mil m², a unidade administrada pela Autarquia Hospitalar Municipal - AHM e estruturada como porte grande (nível III), funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, fazendo parte da Política Nacional de Urgência e Emergência lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura a rede de urgência e emergência no país, ajudando a diminuir as filas nos Prontos Socorros dos hospitais.
A UPA Vila Santa Catarina realiza atendimentos nas clínicas: médica, cirúrgica, pediátrica e ortopédica. Durante o período de seis meses, a unidade realizou aproximadamente uma médica geral de 8000 atendimentos, todos atendendo o protocolo de Classificação de Risco.
Alinhada para prestar o primeiro atendimento em casos de urgências e emergências como crise hipertensiva, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, a UPA constata o diagnóstico inicial e verifica a necessidade ou não de encaminhamento à unidade hospitalar de maior complexidade. Atualmente a UPA Vila Santa Catarina tem como referência o Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.
A unidade conta com 24 leitos divididos em: estabilização e recepção de pacientes, isolamento adulto e pediátrico, semi-intensivo adulto e pediátrico e sala de observação. Sete consultórios, sala de medicação, raio X, laboratório de exames e eletrocardiograma.
Além dos projetos internos de melhorias, está previsto para o segundo semestre de 2015 o recebimento das viaturas do SAMU e do Resgate.
 

 

Recepção - Adulto

 

Enfermaria

 

 

Pediatria

 

 

Consultório

 

 

Administração