UBS Dionísia II realiza grupo para redução de dores corporais

Encontros que totalizaram 200 participantes em 2014 orientam na prevenção de doenças, privilegiando a convivência em sociedade

Devido ao número elevado de pessoas que sofrem com dores diversas, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), por meio da UBS Vila Dionísia II, formou o “Grupo da Dor”. Estudos mostram que pelo menos 30% da população sofrerá com algum tipo de dor em algum momento da vida. São as chamadas Síndromes Dolorosas Crônicas (SDC), causadoras de incapacidades funcionais, além de impactos sociais e econômicos. A atividade ocorre todas as quintas e sexta-feiras.
No “Grupo da Dor”, os especialistas desenvolvem ações que amenizam as dores da população afetada a partir de medidas alternativas para driblar os incômodos. As atividades são realizadas em encontros que promovem saúde e qualidade de vida, além de salientar os aspectos físicos e emocionais.
Os pacientes são submetidos a exercícios variados e dinâmicos, entre relaxamento, caminhadas e alongamentos, além de oficinas terapêuticas, orientações preventivas, aulas de ioga, dança circular e procedimentos de saúde. Cada encontro dura uma hora e meia. O foco principal envolve a socialização do paciente com a sociedade, prevenção de doenças e sintomas que intensifiquem a sensação dolorosa, o que pode reduzir a dor. Este ano mais de 200 pessoas já participaram dos grupos.
Os grupos da dor são assistidos por uma equipe da estratégia saúde da família (ESF), que é formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As atividades são realizadas às quintas-feiras, no período da tarde, e as sextas pela manhã. O encaminhamento de pacientes é feito após discussão e análise dos casos.
Os resultados obtidos ao longo de sete meses de trabalho devem ser comemorados. Isso porque houve redução de reclamações dos participantes e melhora do seu estado geral. Os usuários passaram a compreender melhor as necessidades físicas, cultivando o autocuidado. “Após participar deste grupo, além de melhorar minha dor conheci muita gente”, afirma Maria Cavalcante Macedo, 65 anos.


Serviço
UBS Vila Dionísia II
Endereço: Rua Sete de Dezembro,72 – Vila Bela Vista
Telefone: 2208-1943/ 2232-4148