Medicinas Tradicionais - Acupuntura

ATENÇÃO BÁSICA

Acupuntura

A Acupuntura consiste na aplicação de agulhas nos chamados “pontos de acupuntura” localizados na superfície do corpo. Utiliza também outras modalidades de manipulação de pontos: calor com moxas de ervas, principalmente a artemísia; ventosas; auriculoacupuntura; estimulação elétrica; e da utilização de laser.


Utilizando-se o estímulo das agulhas ou outros estímulos nos pontos de acupuntura obtemos respostas globais ou específicas no organismo, sendo que várias destas respostas já foram comprovadas experimentalmente, com observação direta, dosagens bioquímicas ou identificação de estímulos nervosos.


A escolha dos pontos pressupõe um diagnóstico, baseado em história clínica e exame minucioso, além da elaboração de um prognóstico. Vale ressaltar também que a introdução das agulhas nos pontos de acupuntura deve ser realizada segundo técnica que garanta a resposta esperada e que previna o aparecimento de complicações de ordem traumática ou infecciosa.


Existe um número considerável de investigações sobre as ações e resultados da acupuntura e sobre seus mecanismos de ação.


Comprovou-se que a acupuntura é eficaz no tratamento de uma gama muito ampla e variada de processos patológicos ou sintomas inespecíficos, incluindo, além de processos dolorosos, patologias gástricas, cardiocirculatórias, de ordem psíquica, endócrinas, ligadas à reprodução e muitas outras.


Também foi possível identificar situações em que a eficácia da acupuntura pode não existir ou apenas reduzir os sintomas.


Com relação aos pontos demostrou-se que correspondem a regiões onde há baixa resistência elétrica com existência de grande quantidade de terminações nervosas sensoriais nos locais e que os estímulos nos pontos provocam respostas no sistema nervoso central idênticas à uma estimulação direta nos nervos.


Já se identificou as regiões onde a acupuntura libera substâncias que controlam a dor e também que estímulos elétricos com frequências diferentes – altas ou baixas provocam impulsos que correm por caminhos diferentes no sistema nervoso central. Conseguiu se demonstrar também modificações nas secreções de hormônios e do suco gástrico, na produção de células de defesa e na contração do útero.


A Acupuntura é uma especialidade Médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e legitimada pelo Ministério da Saúde pela portaria 971 de Maio de 2006 que dá as Diretrizes da Acupuntura no SUS.


A OMS também recomenda a Acupuntura aos seus estados membros e tem produzido vários trabalhos científicos atestando a sua eficácia e segurança.


Fundamentos:

Teoria Yin/ Yang: considera a natureza em seu constante processo de mutação; interpreta todos os fenômenos como opostos e complementares;


Teoria dos Cinco Movimentos: consiste na representação das constantes transformações que ocorrem na natureza e seu comportamento, identificando madeira, fogo, terra, metal e água como os cinco elementos básicos para a existência da vida;

 
Teoria dos Meridianos: localizada sob a pele existe uma ampla e extensa rede por onde flui a energia Qi, interligando todos os elementos anatômicos do corpo; conectando a superfície com interior, as vísceras e os órgãos, membros e articulações, segmentos superiores e inferiores, existem mais de 2000 pontos de acupuntura, distribuídos pelos meridianos e fora destes, conhecidos como pontos extras.


Diretrizes da Acupuntura

• Abordar o indivíduo na sua integralidade nos seus aspectos, físicos e emocionais e levando em conta o meio ambiente e sua estações climáticas;

 
• Fortalecer a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais na terapêutica promovendo a humanização do atendimento;


• Atuar na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde;


• Aliar as Práticas Corporais e Meditativas aos procedimentos em Acupuntura incentivando a prática do auto-cuidado;


• Contribuir para uma melhor resolutividade dos problemas de saúde da população principalmente no alívio das dores em geral, insônia, depressão leve, síndrome do pânico, seqüelas de AVC e muitas outras doenças;


• Com o uso desta técnica, possibilitar o uso racional de medicamentos alopáticos e seus efeitos colaterais;


• Utilizar recursos humanos e materiais de baixo custo;


• Incluir no Programa de Educação Permanente, treinamentos para qualificação do profissional para atuação em diferentes abordagens.