Medicinas Tradicionais - Práticas Corporais

ATENÇÃO BÁSICA

Práticas Corporais

 

Atividades Físicas podem ser definidas como “qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética que produza gasto energético acima do normal”.

 

Caminhada


O sedentarismo está incluído entre os principais fatores de risco para diversas doenças e condições crônicas como hipertensão arterial, dores, depressão, sobrepeso, diabete entre outras.


A atividade física moderada, de preferência diária por 30 minutos, é um fator importante na prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças e condições crônicas.


Um exemplo de atividade física moderada é a caminhada. Por ser de fácil execução e praticamente sem custos, realizada em ambientes abertos, individualmente ou em grupo, é amplamente indicada para quem esta iniciando o hábito da atividade física regular ou para quem necessita complementar uma atividade física já desenvolvida.

Na rede municipal de saúde existem várias outras modalidades de atividades físicas: Danças, Ginástica e Alongamento etc.

 

Benefícios das atividades físicas regulares:

 

  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
  • Tonifica os músculos, favorece a fixação do cálcio ósseo e a funcionalidade das articulações;
  •  Melhorando a aptidão física, favorece a independência funcional no dia a dia;
  • Contribui na prevenção e redução da incidência e prevalência de diversas condições crônicas (diabetes, hipertensão, dislipidemias, osteoporose e acometimentos osteomioarticulares);
  • Ajuda nas iniciativas para manutenção ou redução do peso;
  • Tem indicação formal para a prevenção de problemas cardíacos;
  • Contribui para redução do estresse, depressão e insônia.


Práticas Corporais


As Práticas Corporais das Medicinas Tradicionais complementam de forma muito interessante as atividades físicas, inclusive ressaltando aspectos que reforçam uma abordagem mais integral da saúde; além de trazerem os benefícios das atividades físicas regulares, já citados, as práticas corporais também trazem outros benefícios:

 

  •  São instrumentos importantes no aprendizado da sincronia entre ações e pensamentos, já que um de seus pressupostos é que a forma (posturas e movimentos), a respiração e a intenção mental caminhem na mesma direção;
  • Tem indicação formal, nas modalidades indicadas (e quando realizadas diariamente), para a prevenção ou tratamento de doenças ou agravos específicos;
  • Contribuem para redução do estresse, depressão e insônia;
  • Seus resultados já foram testados amplamente, pois têm sido incluídas há pelo menos cinco décadas em programas públicos de saúde da China e em outros países;
  • Apresentam índices quase inexistentes de reações adversas.

 

Por ser um assunto que muitos desconhecem na cultura ocidental, procederemos a um rápido detalhamento de algumas características das práticas corporais das medicinas tradicionais (usando como parâmetro as práticas da medicina tradicional chinesa), abordando a forma (posturas e movimentos), a respiração e a intenção mental.

 

Forma


Com relação à forma vale ressaltar que as práticas devem ser executadas de modo que o praticante se sinta confortável, respeitando suas limitações, e seu ensino deve ser progressivo. Cabe destacar na forma (que é variável, dependendo da prática terapêutica) os chamados “padrões de proteção”, comuns a todas as modalidades de práticas corporais.

Padrões Terapêuticos são padrões de posturas e movimentos que devem ser executados corretamente para se obter o objetivo dos exercícios.


Padrões de Proteção são também padrões terapêuticos que protegem o corpo de efeitos adversos durante a realização dos movimentos:

  • Procurar realizar movimentos sem compressões;
  • Evitar a hiper-lordose (‘jogar’ o abdome para frente);
  • Alongar os braços sem contrair os ombros (ombros relaxados);
  • Flexionar a perna sem forçar os joelhos (passo cheio) para que este não ultrapasse a ponta do pé. O joelho deve se direcionar para a ponta do pé;
  • Não forçar o joelho para trás (hiper-extensão). Porém é diferente de estender o joelho completamente;
  • Pés bem assentados no chão, exceto quando é preciso levantar um pouco calcanhar ou a ponta do pé.

Além dos padrões de proteção existem outras orientações gerais para a execução das práticas corporais das medicinas tradicionais:

 

  • Corpo relaxado: movimentos leves, fluidos, abrir juntas, tendões e ligamentos. Manter estado de alerta corporal entre a rigidez excessiva e flacidez.;
  • Postura ereta: o topo da cabeça dirigida para o céu o cóccix apontado para terra. Manter a coluna vertebral ereta.
  • Encaixe do quadril: tem papel fundamental na forma, chamado de “Governador” do corpo. Nesta postura do quadril encaixado aponta-se o osso sacro para terra, que liga como linha imaginária até o topo da cabeça. Mantém a relação “céu - ser humano – terra”.
  • “Afunde” o peito e estenda as costas: ligeiro recolhimento do peito permitindo que “o Qi submerja no tórax, para que circule livremente nos membros superiores”.
  • Abaixar cotovelos e “afundar” os ombros: significa ombros relaxados e axilas abertas, com os braços pendurados para baixo e levemente flexionados, formando “arcos” ao lado do corpo.
  • Os Pés: de modo geral orientamos para manter os pés paralelos, alinhados, apontando para frente.


Em situações especiais pode ser utilizada a postura com os pés em divergência ou convergência. É necessário muito cuidado na indicação destas duas ultimas posturas

 

Respiração


É a via mais rápida e efetiva para o ser humano captar os benefícios do meio ambiente.


Existem várias formas de respiração nas práticas corporais das medicinas tradicionais. A respiração básica, particularmente para iniciantes, é a respiração “natural” ou abdominal, onde se utiliza maior capacidade pulmonar. É a respiração observada nos recém-nascidos.


Entretanto, na maioria das pessoas observamos a respiração torácica ou “normal”, onde se utiliza pouco o diafragma.


A respiração abdominal proporciona o movimento do diafragma, massageando os órgãos internos e toda musculatura respiratória, ajudando na expansão pulmonar.

 

Intenção mental (Yi Nian)


Significa condução de nossa intenção e atenção em uma direção determinada. “É necessário que a intenção conduza o Qi até que intenção e Qi sejam um. Assim o céu, a intenção e o corpo serão UM.”


O cérebro é o órgão ou estrutura responsável pelo maior consumo de energia do nosso organismo, com atividade mental (pensamentos, imagens e diálogos internos). Um objetivo importante na prática corporal da medicina tradicional é a diminuição de atividade do córtex cerebral.


Portanto, realizar a prática corporal com total presença no que se está executando, nos ensina a não dispersar a mente, reforçando nossa vontade e a capacidade de concentração, ao mesmo tempo em que nos fornece um precioso instrumento para reduzir o estresse.


Estes princípios são comuns a todas as modalidades de Práticas Corporais das Medicinas Tradicionais.


As modalidades de Práticas Corporais que existem na nossa rede são: Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Xiang Gong, Lien Ch’i, Dao Yin Pao Jian Gong, I Qi Gong, Fio de Seda, Tai Chi Chuan, Tai Ji Qi Gong, Chi Gong e Yoga.

 

Meditação


É uma técnica de relaxamento que exercita a concentração e possibilita tomar consciência dos pensamentos e emoções antes de agir, modificando a maneira de como percebemos o mundo dentro e fora de nós.

 

Benefícios

 

  • Possibilita estudar melhor;
  • Possibilita trabalhar melhor;
  • Possibilita viver melhor, em harmonia consigo mesmo e o próximo;
  • Possibilita superar o sofrimento;
  • Possibilita redirecionar a nossa mente para longe de estreitos e negativos padrões de pensamento;
  • Possibilita combater o processo de adoecimento.