Programação da Viradinha da Saúde da CRS Sudeste

12de abril
9h às 15h
Onde: Região da Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente/Sapopemba
Endereço: Praça Centenário de Vila Prudente – Vila Prudente

Além de aulas de Liang Gong, dança circular, ritmos (Zumba) e meditação, a Tenda Aroma e Sensações que foi organizada pela equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do território destaca os benefícios dos óleos naturais de massagem, como de cravo e camomila, além de ensinar a fazer óleo aromatizado com ervas. O PAVS também apresentará o Jardim dos Sentidos, em que os participantes poderão identificar vários tipos de plantas e texturas, de modo a estimular a própria percepção sensorial, por meio do tato, olfato e ou audição.

Já a Tenda Academia da Saúde dará destaque ao resgaste da promoção da saúde e prevenção de agravos. Para isso está programada uma mostra de fotos das ações realizadas pela UBS AE Carvalho, da região da Penha, como Pólo de Similaridade da Academia da Saúde. O grupo ainda fará avaliação antropométrica com cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e realizará atividade lúdica, com abordagem na criação de horta como ferramenta terapêutica, com degustação de chás/bebidas aromáticas.
A Tenda Saúde Bucal, oferece triagem e avaliação da saúde bucal.
As Tendas Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios/Tuberculose e Orientação e Vacinação de Febre Amarela, com o apoio dos funcionários da UBS Vila Prudente.

A Viradinha Sudeste contará com a participação da equipe da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Vila Prudente/Sapopemba por meio das Tendas Cidadão Vigilante, Animais Sinantrópicos, Registro Geral Animal (RGA) e vacinação de cães e gatos. Para completar, as enfermeiras da Casa de Parto Sapopemba darão orientação sobre Parto Humanizado, amamentação: mitos x verdades.

Unidades móveis – Os profissionais do trailer do Programa Municipal de DST/Aids e a equipe dos Serviços de Atendimento Especializado (SAE) da região para realizarão teste rápido diagnóstico (TRD) para HIV e Hepatites Virais. Também participam do evento uma equipe e unidade Móvel do Núcleo e Educação em Urgência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bem como uma Unidade Odontológica Móvel (UOM).

Programação

1. Tenda Aroma e Sensações
2. Tenda Oficina de Fuxicos (retalhos)
3. Tenda de vasos antidengue e vasos freáticos
4. Tenda Academia da Saúde
5. Tenda Parto Humanizado e Amamentação
6. Tenda Animais Sinantrópicos
7. Tenda Febre Amarela
8. Tenda Cidadão Vigilante
9. Tenda Emissão de Registro Geral de Animais e Vacinação de cães e gatos
10. Tenda Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios /Tuberculose
11. Jardim dos Sentidos
12. Dinâmica infantil Saúde Bucal
13. Trailer Teste Rápido de HIV/Hepatites Virais
14. Unidade Odontológica Móvel (UOM) (STS Mooca)
15. Unidade Móvel do Núcleo de Educação em Urgência (SAMU-SP)


Atividades físicas

• Liang Gong
• Dança Circular
• RAP sobre Hepatites Virais / HPV
• Aula de Ritmos (Zumba)
• Momento Meditação para Promoção da Saúde
• Coral da UBS Reunidas I

Para acessar a programação completa da CRS Sudeste clique neste link