AMA - Assistência Médica Ambulatorial

ATENÇÃO BÁSICA

Um dos desafios da Secretaria Municipal de Saúde é consolidar o SUS desenvolvendo estratégias efetivas com enfoque na promoção, prevenção e reabilitação em todos os níveis de assistência. Os novos desafios que se impõe na vida dos cidadãos de uma metrópole com mais de dez milhões de habitantes, o estilo de vida do paulistano, pressupõem mudanças de paradigmas e adequações no modelo de assistência à saúde. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, atenta à realidade identificou a necessidade de racionalizar e hierarquizar a oferta de serviços de saúde no território e propôs a criação, em 2005, das Unidades de Assistência Médica Ambulatorial ( AMA ), implantadas no campo de atuação da Atenção Básica, integrada e articulada à rede de serviços, atendendo a demanda espontânea de agravos menores, possibilitando que os Serviços de Urgência e Emergências tenham seus recursos destinados à assistência de maior complexidade. A AMA absorve a demanda de baixa e média complexidade com qualidade sem perder a medida do risco e a necessidade da continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência básica.

A gestão das AMA está sendo compartilhada entre SMS e as entidades da sociedade civil. As características de cada AMA podem admitir alterações, de acordo com as necessidades locais, podendo funcionar 24 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, sempre atenta às necessidades da população, analisando os indicadores sócio-epidemiológicos e demográficos, constatou a necessidade de ampliação de atendimento médico em especialidades e procedimentos especializados no Município de São Paulo, no âmbito da Atenção Básica, preferencialmente naquelas áreas diretamente relacionadas ao atendimento das doenças crônico-degenerativas. Dessa forma em abril de 2008 foi iniciado um Projeto e implantação dos serviços de Atendimento Médico Ambulatorial em especialidades – AMA Especialidades.

As AMA Especialidades atendem de segunda feira a sábado das 07:00 às 19:00 horas e oferecem consultas diariamente nas seguintes especialidades: ortopedia, cirurgia vascular, cardiologia, endocrinologia, neurologia, urologia e reumatologia. Além das consultas, dispõe de exames: eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial ( MAPA ), ecodopplercardiograma, doppler vascular, eletroencefalograma, ultrassonografia, RX e exames laboratoriais. O agendamento nas AMA Especialidades é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde.

Distribuição das 116 AMA e 15 AMA Especialidades por Coordenadoria Regional de Saúde, Município de São Paulo em pdf - Abril 2013

Endereço das unidades