Comissão Farmacoterapêutica e Remume-São Paulo

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – ATENÇÃO BÁSICA

A SMS São Paulo tem como objetivo o acesso a medicamentos essenciais. Divulgamos a Relação de Medicamentos para a Rede Básica e Especialidades – itens entregues à população e a Relação Municipal de Medicamentos 2016 (em processo de atualização).

A SMS constituiu a Comissão de Farmacoterapêutica (CFT-SMS) que tem por principal objetivo estabelecer a Remume-São Paulo (em processo de revisão).

A elaboração da Remume-São Paulo teve como referência:

  • o RENAME 2013,
  • as diretrizes clínicas de tratamento nacionais e internacionais (Ministério da Saúde , entidades científico-profissionais),
  • revisões e metanálises de farmacoterapia baseada em evidência (Cochrane, Bandolier e outros) e,
  • a colaboração de profissionais de saúde com sua experiência prático-teórica.

Foi introduzido pela primeira vez, a classificação ATC (Anatomic Therapeutic Chemical), classificação esta de crescente utilização mundial que permite estudos comparativos de utilização de medicamentos.

As atribuições da CFT-SMS, através de um processo dinâmico, multidisciplinar e participativo, tem desenvolvido também as Recomendações de Uso de Medicamentos em parceria com outras áreas e comissões.

Todos os profissionais da SMS, que desejarem enviar suas sugestões à CFT, poderão faze-lo através do Formulário de Solicitação de Inclusão, Exclusão ou Substituição.

A CFT responderá a todas as solicitações recebidas como forma de garantir um canal de comunicação e a transparência de suas ações.

O formulário pode ser enviado por:

  • via malote para:
    Assistência Farmacêutica - SMS
    Comissão Farmacoterapêutica

    Rua General Jardim, 36, 5º andar
    01223-010 São Paulo - SP

Veja também: