Prefeitura de SP empossa 459 integrantes do novo Conselho Participativo (2018/2019)

Cerimônia aconteceu neste sábado (20), no Grande Auditório do Anhembi. Com ônibus gratuito à população

Tomaram posse neste sábado, 20, os novos 459 conselheiros municipais de São Paulo para o biênio 2018-2019. O evento, foi aberto ao público, ocorreu, no Grande Auditório do Anhembi. Foi disponibilizado aos conselheiros e seus convidados uma linha gratuita de ônibus circular, partindo da estação Tietê do Metrô até o local do evento e vice-versa.

Estiveram presentes o Secretário Especial de Relações Sociais Milton Flávio – responsável pelo Conselho Participativo Municipal, o Secretário de Governo Júlio Semeghini, Secretário de Esporte Jorge Damião, Secretária do Trabalho e Empreendedorismo Aline Cardoso, Controlador Geral do Município – CGM Rodrigo Mendes, Vereador André Santos, Coordenador do Conselho Participativo Municipal Celso Henriques e os Prefeitos Regionais de Jabaquara, Campo Limpo e Parelheiros.

A abertura se deu com a execução do Hino Nacional apresentado pelo Coral da Oficina de Arte e Cultura da região Norte de São Paulo, regido pelo Maestro Roberto Mendes Barbosa. Já à Escola de Samba Unidos de Vila Maria, encerrou o evento com grande estilo e muito samba no pé.

Durante o evento, foram doados aos novos conselheiros cartões que equivale a 1 (um ) curso profissionalizante, por meio do Diretor Executivo da Web Aula Marcelo Smith ao Secretário Especial Milton Flávio. Os cursos online, serão distribuídos nas áreas de Administração e Negócios, Capacitação Profissional, Desenvolvimento Pessoal, Gestão e Liderança, Informática e Internet. Cada curso tem a duração de em média 1 dia – 4h.

“A ideia é orientar aos novos conselheiros a realizar o curso dentro das necessidades da Prefeitura Regional onde irá atuar, ligado á atividade que irão realizar” - enfatiza o Diretor Executivo da WebAula Marcelo Smith.

O que é o Conselho Participativo Municipal

Criado em 2013 com o objetivo de construir novas políticas públicas inclusivas e auxiliar a administração municipal no planejamento, fiscalização e utilização de recursos, o Conselho Participativo Municipal é um órgão autônomo e está presente em todas as 32 Prefeituras Regionais da capital paulista.

Os membros a serem empossados foram os escolhidos por 18 mil eleitores paulistanos que democraticamente registraram seu voto nas eleições diretas regionais, no último 03/12/17.

Para o biênio (2018-2019) é a presença garantida de 50% de mulheres, no mínimo, em sua composição, conforme prevê Lei 15.946/2013, regulamentada pelo decreto 56.021/2015.

Os imigrantes que ajudam a construir a cidade de São Paulo também tem voz no Conselho Participativo. 15 estão entre os eleitos e um está na condição de suplente. Ao todo, eles atuarão em 12 Prefeituras Regionais.

Para Milton Flávio, Secretário Especial de Relações Sociais, os novos conselheiros têm o poder de auxiliar a administração a atender aos anseios de seus representados. “Eles são a “chave de ouro” de seu bairro ou distrito e devem defender os interesses e direitos do cidadão”.

O coordenador do Conselho Participativo Municipal, Celso Henriques de Paula, lembra que os novos conselheiros “são “os olhos” dos prefeitos regionais em campo, local em que de fato estão as problemáticas”.

Saiba mais, no artigo 34/35 da Lei 15.764/2013, regulamentados pelo decreto 56.208/2015.

VEJA QUEM SÃO OS ELEITOS QUE TOMARAM POSSE NESTE SÁBADO

Clique aqui:

BRASILEIROS - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/classgeral1601.pdf

IMIGRANTES - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/imigrantes.pdf


COMUNICAÇÃO
Secretaria Especial de Relações Sociais - SERS
ermarinho@prefeitura.sp.gov.br
55 -11 - 3113-8291