Assessoria Especial para Assuntos Internacionais

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas tem entre suas principais atribuições: apoiar as ações do Comitê de Candidatura da Cidade de São Paulo à EXPO 2020; coordenar as relações com o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e outros órgãos do governo federal; e manter o contato com o Corpo Consular residente em São Paulo.

A Assessoria é também responsável pelo contato com Embaixadas, Representações Regionais, Câmaras de Comércio, Escritórios Comerciais, Institutos Culturais, Assessorias Internacionais de outras cidades e sociedade civil.

Mantém ainda interlocução constante com o Gabinete do Prefeito, no que se refere à sua agenda internacional, que inclui tanto a participação do Prefeito em missões ao exterior quanto audiências com autoridades estrangeiras em São Paulo.

Outra atribuição que também merece destaque é a coordenação da informação interna, ou seja, a organização do fluxo interno de informações, por meio de calendário compartilhado, padronização de documentos e das apresentações institucionais da Secretaria e da Prefeitura nas ações internacionais.

A Assessoria Especial promove iniciativas de debates e compartilhamento de informações, como são os casos da reunião semanal de coordenação de agenda e os diálogos quinzenais sobre temas de interesse da equipe da SMRIF, que contam com a participação de palestrantes convidados.

 

A equipe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais é formada por:

Cássia Marques da Costa, Assessora Especial:
Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) no tema da atuação internacional de governos subnacionais e a agenda da mudança climática. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2007), cursou o quarto ano da graduação na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Possui experiência profissional na área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade Empresarial. Desenvolveu também trabalhos na área de Relações Internacionais. Desde 2012 é assessora na SMRIF.

Ângela Maria Moreira, Assessora
Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Negócios Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalha na Secretaria de Relações Internacionais e Federativas desde 2001, assessorando diretamente o gabinete, apoiando na organização de eventos internacionais como URBIS e CGLU, e exercendo a função de cerimonialista. Atualmente compõe a equipe da Assessoria Especial.

Isadora Calil Elias Rodrigues, Assessora de Comunicação

Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo (2010). Fez extensão em Decisão de Investimento e Análise de Estratégica de Risco pelo COGEAE/ PUC-SP (2012) e  é pós-graduada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo (2014). Atuou como tradutora e jornalista freelancer. Iniciou na Secretaria de Relações Internacionais e Federativas em 2014.

Mariana Scaff Haddad Bartos, Assessora:
Graduada em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, cursou o terceiro ano da graduação na Universidade de Siena, Itália. Trabalhou na Secretaria Estadual de Cultura. Iniciou na Secretaria de Relações Internacionais e Federativas em 2012, como estagiária.

Tayara Calina Pereira, Assessora:
Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Durante a graduação, realizou intercâmbio na Sciences Po, França (2008); Foi bolsista pelo PIBIC-CEPE com a pesquisa “Política Externa Brasileira em Meio Ambiente”, sob orientação da Professora Marijane Vieira Lisboa. Trabalhou dois anos como assistente de projetos no ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, nos temas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. É assessora na SMRIF desde julho de 2011.

 Wagner Artur de O. Cabral, Assessor:
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como docente na UFMG (Belo Horizonte-MG), Faculdade do Vale do Jequitinhonha (Diamantina-MG) e Faculdade Estácio de Sá Natal (Natal-RN). Atualmente é aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo (USP).
 

João Felipe de Oliveira, Estagiário: 
Cursa último ano de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Adquiriu experiência como estagiário na Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais da PUC-SP e como consultor de relações institucionais da Prisma Consultoria Internacional. É estagiário na SMRIF desde 2014.

Olivia Narazaki
Cursa o primeiro ano de Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui certificado técnico em multimídia e tem experiência em editoras. Iniciou na SMRIF em 2014.


Rafael de Lima Moraes

É estudante do segundo ano de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Vencedor de um concurso da embaixada do Azerbaijão, compôs a delegação brasileira a uma visita ao país. Iniciou na SMRIF em 2014.