Share

Coordenadoria de Assessoria Internacional e Cooperação Bilateral


A Coordenadoria de Assessoria Internacional (CAICB) oferece suporte às Secretarias Municipais e ao Gabinete do Prefeito em relação às demandas de órgãos internacionais e governos estrangeiros, bem como acompanha os acordos bilaterais que a Cidade de São Paulo possui, como os acordos de cidades-irmãs e o estabelecimento de cooperação técnica em temas específicos, junto à outras Secretarias Municipais.

Nesse sentido, a CAICB atua como principal interlocutora da Prefeitura Municipal de São Paulo no seu relacionamento com outras cidades do exterior, mapeando demandas internas para o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica internacional, além de recepção e articulação de missões estrangeiras.

No que se refere a grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a CAICB é envolvida nos projetos para capacitação profissional que tenham interface internacional (hotelaria, taxis, restaurantes, etc.). Além disso, a Coordenadoria é responsável pela participação da Prefeitura de São Paulo em feiras e eventos internacionais, visando sempre uma atuação propositiva e que possa trazer retornos concretos para a cidade.

O principal desafio da CAICB é identificar melhores práticas urbanas e criar parcerias internacionais como um mecanismo para aprimorar as políticas públicas que visam à qualidade de vida em São Paulo, a fim de dar suporte para a concretização das principais metas do plano de governo.
 


A Equipe CAICB é formada por:

Frederico Assis, Coordenador
Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e faz mestrado em História Social pela mesma universidade. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do CNPq no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU - CEDEC/San Tiago Dantas).

Entre 2010 e 2012, trabalhou como professor do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) de Santos. É membro do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas, que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp). Trabalhou na equipe técnica do programa de governo da coligação “Para Mudar e Renovar São Paulo” e no governo de transição do Prefeito eleito Fernando Haddad.

Flavia Loss de Araujo, Assessora:

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco em 2008. Faz mestrado em Integração Latino-Americana pelo PROLAM/USP.

Trabalhou em empresas na área de comércio exterior e atua na SMRIF desde 2011. Possui experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Política Externa, América Latina, Comunidade Andina, Mercosul e Teorias de Integração Regional.

Luiza Pinheiro, Assessora:
Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2010). Iniciou suas atividades na SMRIF como estagiária em 2009, tendo sido efetivada em 2010. Participou do programa de estágio internacional oferecido pela União de Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), em Madri, Espanha (2011). Atualmente é assessora da CAICB e responsável pelas relações com a América Latina.

Miguel Menechini Camargo, Assessor:
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi (2012). Iniciou suas atividades na SMRIF como estagiário em 2011. Trabalhou na American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM) no ano de 2012. Atualmente é assessor da CAICB.

Lia Canotilho Logarezzi, estagiária
Estudante de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Em 2013 integrou a gestão do Centro Acadêmico Guimarães Rosa do curso de Relações Internacionais da USP. Presentemente realiza uma pesquisa na modalidade de Iniciação Científica acerca do uso de recursos naturais por comunidades na Amazônia, no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Iniciou na SMRIF em 2014. 

Pedro Ferraracio Charbel, estagiário:
Estudante de Relações Internacionais da USP, atuou por três anos no projeto de extensão popular Educar para o Mundo, em direitos humanos e migração. Sua experiência acadêmica inclui intercâmbio no programa de mestrado Estratégias Territoriais e Urbanas da Sciences Po – Paris e pesquisas nas áreas de direito internacional, justiça de transição e política externa. Trabalhou como observador internacional e presença protetiva em Palestina/Israel e é membro-fundador da ONG FFIPP Brasil. Iniciou na SMRIF em 2013.