Reunião do Conselho de Mercocidades aposta na construção de cidades equitativas, inclusivas, resilientes e sustentáveis

Notícia de Mercocidades

Cidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai participaram da Reunião de Conselho de Mercocidades, realizada nos dias 27 e 28 de agosto, em Montevidéu (Uruguai). A vice-prefeita Nádia Campeão e o secretário Vicente Trevas (Relações Internacionais) representaram São Paulo, que será Secretária Executiva da rede a partir de novembro, e apresentaram propostas para a realização da 20ª Cúpula de Prefeitos, em novembro.

Os compromissos de São Paulo na Secretaria Executiva de Mercocidades são modernizar a rede e dar protagonismo para a atuação das cidades na nova agenda de desenvolvimento sustentável, com foco em debates de grande relevância no cenário regional e internacional: COP 21, Habitat III, ODS e a pactuação liderada pela MSUR de uma agenda urbana para metrópoles sul-americanas.

“Queremos que a Cúpula de São Paulo seja um encontro para celebrar a construção coletiva regional, mas também momento para refletir sobre a rede, já que o contexto de hoje não é o mesmo de 20 anos atrás. É necessário atualizar Mercocidades e esclarecer os desafios do presente”, afirmou Nádia Campeão.
O secretário Vicente Trevas defendeu que Mercocidades centre esforços em posicionar os governos locais sul-americanos na nova agenda mundial e em promover uma reforma na organização. Uma das propostas foi constituir uma comissão de cidades para sugerir mudanças no estatuto de Mercocidades. A primeira versão do novo estatuto deverá ser apresentada durante a Cúpula de São Paulo.

São Paulo também apresentou o lema de sua Cúpula, com o objetivo de consolidar a presença de Mercocidades em temas que impactam diretamente as cidades e propor ações em torno de políticas públicas pautadas na garantia de direitos sociais e civis, na redução das desigualdades, no desenvolvimento sustentável, na transparência pública e no fortalecimento da participação social. O lema “Mercocidades, 20 anos: cidades do futuro, desafios do presente” foi aprovado por unanimidade no Conselho.

Declaração
O encontro resultou na Declaração “O futuro do planeta está nas cidades”, após dois dias intensos de trabalho. Na Declaração, as cidades presentes enfatizaram a importância do direito à cidade como a espinha dorsal dos direitos sociais e “forma de propriedade coletiva e acesso aos espaços públicos e serviços para combater a desigualdade urbana ".

Além da vice-prefeita de São Paulo, participaram do encontro os prefeitos de Canelones, Colônia e Montevidéu (Uruguai), o prefeito de Quilmes (Argentina) e o prefeito de Lo Prado (Chile). Também participaram autoridades das cidades de Esteban Echeverría, Zarate, Buenos Aires, Santa Fe, Tandil, Morón e Rosario (Argentina); Lavalleja (Uruguai); e Osasco, Contagem, Canoas e Porto Alegre (Brasil).

Com informações de Mercocidades (www.mercociudades.org)

Leia a declaração clicando neste link.