Representantes das cidades do Mercosul tem última reunião antes da Cúpula de Mercocidades

O evento contará com a presença de cerca de 20 cidades e vai discutir a posição das cidades na nova agenda urbana 2016

Durante os dias 27 e 28 de agosto se reunirão no Edifício do Mercosul em Montevidéu autoridades de aproximadamente vinte governos locais componentes dos países do bloco. O evento denominado Conselho de Mercocidades tratará de discutir a incidência global das cidades e o seu posicionamento a respeito de diversos temas de interesse local, regional e mundial, também se deve discutir a nova agenda urbana para 2016.
Até agora quase 20 cidades de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai confirmaram sua participação. Destacan- se as presenças confirmadas da vice- prefeita de São Paulo, Nádia Campeão e os prefeitos da cidade de Lo Prado no Chile e de Montevidéu.

A programação do encontro se dá primeiramente por traçar um panorama geral da situação da rede e tratará de diversos temas com destaque para o Instituto de Turismo de Mercocidades e o 9 Congresso de Turismo da Rede; a apresentação da Cúpula de 20ª Mercocidades 20; nomeações para o exercício da Secretaria Executiva em 2017; ea apresentação do novo logotipo da Mercocidades nos 20 anos da Rede.

No dia 27, na parte da manhã, a Rede irá discutir sobre a cooperação Sul-Sul, a fim de implementar o Programa de Sul-Sul Mercocidades. Terminar a conferência para abordar várias questões sobre as quais a Rede tem comprometido a sua posição a nível regional e global. Incluindo o compromisso recente em que 60 prefeitos de todo o mundo selaram um acordo com o Papa Francisco, para combater a escravidão moderna e as mudanças climáticas.

No dia 28, serão envolvidos todos os prefeitos e representantes presentes, fechando a Declaração do Conselho de Montevidéu. A tarde, a conferência será encerrada com um workshop sobre governo eletrônico e aberto, no âmbito do projeto Mercocidades, "A inovação da Rede Urbana na gestão municipal".