Brasil tem número recorde de medalhas e vitória inédita na maior competição de educação profissional do mundo

Pela primeira vez na América Latina, o evento acontece em São Paulo e Brasil fica em 1º lugar

São Paulo foia cidade sede para a competição internacional Worldskills 2015, a 43ª edição do evento aconteceu no Parque do Anhembi entre os dias 11 e 16 de agosto, participam 1.280 alun os-competidores (recorde de inscrições) e 200 mil visitantes de 63 países, esta é a primeira vez que o evento ocorre na América Latina.

O Brasil conquistou pela primeira vez, o 1º lugar na competição e acumulou um total de 95 medalhas e 118 certificados de excelência. O resultado foi apresentado no domingo (16) durante a cerimônia de encerramento, os vencedores são escolhidos através de uma banca de avaliadores, com base no critério de atendimento aos padrões internacionais de qualidade.

Os alunos da rede pública municipal também estiveram presentes no evento. Eles participaram do programa “One school, one country”, em que trocaram experiências com delegações de competidores de 60 países e regiões membro da WorldSkills International. O objetivo foi proporcionar aos estudantes da capital paulista o aprendizado simultâneo sobre diferentes países e opções de carreiras técnicas no setor da indústria e do comércio. Ao todo 55 escolas participaram, sendo 51 da rede pública de ensino.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas está envolvida no desenvolvimento do evento desde o ano passado, oferecendo auxílio logístico e institucional para a organização do Worldskills. A Secretaria participou de reuniões com os organizadores e comunicou o corpo diplomático de São Paulo sobre o evento e a participação de seus nacionais.

Worldskills

O Worldskills trata-se da maior competição de educação profissional do mundo, que visa promover a educação profissional como instrumento de transformação socioeconômica e de construção de um mercado de trabalho mais produtivo e eficiente. A primeira edição do evento aconteceu em 1950, a primeira participação do Brasil aconteceu em 1983, desde então o país já acumulou 68 medalhas (5º colocado na última edição em 2013).