SPMun destina 20% das vagas para alunos da rede municipal

Participação de 40 estudantes da rede nas simulações dos comitês das Nações Unidas é resultado da parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a organização do evento

 A 6ª Edição do SPMun, que promove simulações de comitês das Nações Unidas com estudantes do ensino médio, ampliou a parceria com a Prefeitura de São Paulo e destinou 20% das vagas do evento para escolas da rede municipal. Das 400 vagas, 40 foram destinadas gratuitamente para alunos da rede, que participam do evento entre 7 e 11 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pela primeira vez, dois alunos surdos também estarão nas simulações, com apoio de intérpretes de libras.

As Secretarias de Educação e de Relações Internacionais e Federativas elaboraram encontros preparatórios nas escolas públicas participantes em conjunto com o SPMun. Voluntários da equipe de Relações Internacionais participaram dos encontros, que aconteceram entre maio e junho e levaram informações sobre os temas e a dinâmica dos comitês.

Os estudantes inscritos no evento tiveram de elaborar um texto dissertativo sobre como a sociedade internacional influi no exercício da Liberdade. A redação serviu de critério para a seleção dos países e dos comitês. Os alunos da Prefeitura representarão 13 países, entre os quais estão Cuba, Uruguai e Argentina, e marcam presença em 7 dos 8 comitês da organização.

A iniciativa SPMun São Paulo Model United Nations (SPMUN) foi criada em 2009 e sua primeira edição foi realizada em 2010, com o objetivo de integrar estudantes do ensino médio no ambiente de simulações de comitês das Nações Unidas e outros órgãos diplomáticos.

A parceria com a Prefeitura foi iniciada em 2014, com a participação dos alunos da Oswaldo Aranha no evento. Neste ano, o SPMun terá público de 400 alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo.

Saiba mais sobre a iniciativa: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/index.php?p=174986