São Paulo e Córdoba ampliam acordo para troca de experiências

As duas cidades já haviam assinado um memorando de entendimento com foco em várias áreas, que agora também inclui transportes, gestão de resíduos e relações internacionais

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o prefeito da cidade de Córdoba (Argentina), Ramón Javier Mestre, assinaram nesta segunda-feira (8/06) um memorando de entendimento complementar para troca de boas práticas e de políticas públicas nas áreas de transportes, gestão de resíduos e relações internacionais.

Em dezembro de 2014, as cidades já haviam firmado cooperação nos temas de meio ambiente, cultura, educação, turismo e desenvolvimento urbano e econômico.

O prefeito Javier Mestre está em São Paulo para acompanhar os debates do 2º Colóquio MSur e para realizar visitas técnicas a iniciativas da Prefeitura. Interessado na experiência paulistana de implementação das ciclovias, ele pedalou pela cidade com o secretário de Transportes, Jilmar Tatto. Também tem visita programada a uma das centrais mecanizadas de gestão de resíduos sólidos, que são pioneiras na América Latina.

O tema da gestão de resíduos, aliás, tem sido um importante elo entre as duas cidades. No ano passado, um grupo de 36 catadores de Córdoba veio para a capital a convite da Amlurb, participar da Expocatadores. A visita resultou de um intercâmbio iniciado durante a participação de técnicos da Amlurb na reunião da Unidade Temática de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da rede Mercocidades, que aconteceu em Córdoba no fim de outubro.