Centros Educacionais Unificados da capital paulista inspiram cidade argentina

Córdoba implementou no ano passado seu primeiro parque educativo. O prefeito Fernando Haddad, em visita à cidade, participou da colocação da pedra fundamental e falou sobre a experiência de São Paulo.

A cidade argentina de Córdoba propôs um interessante encontro entre lazer e educação – o primeiro parque educativo, inaugurado na zona sudoeste no ano passado. Ao todo 65 organizações e 400 crianças de escolas municipais da região participaram do processo diálogo entre poder público e comunidade.

A iniciativa é inspirada em experiências que que já tiveram êxito em outras cidades do continente. “Conhecemos a realidade de Medellín e São Paulo em relação aos parques educativos e como foi feito para dar à cidade um tecido mais homogêneo e adaptar à realidade de Córdoba, sabendo que havia sido exitosa numa realidade como a de São Paulo – um modelo para nós”, relatou Noelia Wayar, diretora de relações institucionais do município.

Há mais de dez anos, a capital paulista iniciou a implementação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), situados em locais desassistidos de equipamentos de lazer, e que já somam 45 unidades. Em visita à cidade argentina no ano passado, onde recebeu o título doutor honoris causa pela Universidade Nacional de Córdoba, o prefeito Fernando Haddad conheceu o parque educativo e participou da cerimônia de colocação da pedra fundamental. “Precisamos transformar o espaço público a partir da educação”, afirmou.

 Assista ao vídeo produzido pela Prefeitura de Córdoba e conheça as instalações.