São Paulo sedia as reuniões preparatórias para a Conferência Mundial AfroMadrid

Os trabalhos foram abertos ontem com solenidade realizada na Secretaria de Promoção da Igualdade racial. A conferência está marcada para acontecer em julho na capital espanhola.

Aconteceu nesta terça-feira (28), na Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a inauguração das reuniões preparatórias para a Conferência Mundial AfroMadrid , marcada para acontecer em Madri (Espanha, entre 15 e 19 de julho deste ano. São Paulo será sede das reuniões preparatórias para o grande encontro de Madri. Serão 3 dias de atividade intensa.

Durante a solenidade, o secretário de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini, lembrou a importância da cultura negra para a capital. "Quando se fala da formação da cidade de São Paulo, sempre são lembrados os imigrantes italianos, libaneses, espanhóis, japoneses, etc. Esquecemos que São Paulo foi formada pela cultura negra e hoje possui a maior população afrodescendente do Brasil”.

Barchini também mencionou ações concretas da gestão, entre elas a criação de cotas nos processos seletivos para funcionários públicos municipais, para ampliar a participação de afrodescendentes. “A atual gestão reconhece os enormes desafios em relação aos direitos dessa população e tem feito esforços no sentido de aumentar a igualdade”, afirmou. Ressaltou que, no ano passado, dos 70 procuradores do município empossados, 18 eram negros. 

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Pinto; o presidente da Associação de Afrohispanos, Guillerno Ponce; o embaixador itinerante do governo do Uruguai para Assuntos Afrodescendentes, Romero Rodríguez; Coordenador Nacional dos Agentes de Pastoral Negros, Nuno Coelho; e o cônsul da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez Vázquez.

Sobre a AfroMadrid
Sob o tema “Educação em valores para o desenvolvimento, a justiça e o reconhecimento dos afrodescendentes e da Diáspora”, a conferência reunirá parlamentares espanhóis e Europeus, representantes de Organizações Internacionais e integrantes da comunidade afrodescendente de todo o mundo.

O objetivo do encontro é debater medidas para erradicar o racismo com propostas de educação e diminuição do analfabetismo entre a população afrodescendente. O Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha declarou a AfroMadrid como interesse para a política nacional.

Solenidade em São Paulo abriu os trabalhos preparatórios para a Conferência.