Cidade Tiradentes terá Centro de Formação Cultural

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a região de Île de France

Um novo espaço de estudo, entretenimento e cultura começa a nascer na Zona Leste da cidade. Trata-se do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, uma região com mais de 200 mil habitantes e alto índice de vulnerabilidade social. A pedra fundamental foi lançada na manhã deste sábado, dia 19, pelo prefeito da capital paulista. O projeto, fruto de uma parceria com o Conselho Regional de Île-de-France, é uma conquista da população, que solicitou à administração mais equipamentos culturais. Para comemorar a ocasião, a Secretaria da Cultura preparou uma edição especial da Quebrada Cultural.

"O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população. Queremos levar cultura a todos os pontos da cidade, com infra-estrutura ideal. Hoje, iniciamos a realização de um sonho da Cidade Tiradentes, logo estaremos aqui acompanhando as obras de construção", declarou o prefeito durante o evento. 

De acordo com o secretário-adjunto de Relações Internacionais, este é um dos resultados da cooperação entre Île-de-France e São Paulo. "Este foi o primeiro passo para a concretização da construção do Centro. Este é um projeto ambicioso que terá um impacto social e cultural", ressaltou.

O  vice-presidente de Cultura e Novas Tecnologias do Conselho Regional de Île-de-France, Francis Parny, disse que a França e o Brasil devem fortalecer o intercâmbio em várias áreas."Estar aqui é um sentimento de construir o futuro", destacou acrescentando que os países emergentes saíram fortalecidos da crise econômica mundial. Para exemplificar o alcance deste Centro de Formação, Parny, disse que apenas dez cidades da França possuem uma população maior que a de Cidade Tiradentes. "Espero que este Centro seja um exemplo a ser seguido em outros locais", finalizou.

Para o secretário municipal de Cultura, a obra vai mudar a vida de muitos jovens da região. "O Centro vai possibilitar maior acesso à cultura. Ele vai irradiar sentimento de orgulho e de pertencimento da comunidade. Aqui todos terão acesso aos melhores cinemas, teatros e circo, além de cursos de capacitação", enfatizou.

O projeto do Centro de Formação Cultural prevê uma ampla biblioteca, um laboratório de línguas e um espaço destinado à memória histórica da região. Como forma de incentivo à cultura, serão construídas: sala de cinema, com capacidade para 150 pessoas; duas salas de teatro, uma com capacidade para 150 pessoas e outra para 250; e uma lona de circo.

O projeto ocupa uma área total de mais de sete mil metros quadrados e também inclui um espaço de exposição com 400 metros quadrados e a instalação de um telecentro. Além de atividades de lazer, também serão oferecidos cursos de capacitação profissional, nas áreas de cenografia, iluminação, figurino, artes plásticas e circenses.

A cooperação entre a região Île-de-France e Prefeitura de São Paulo teve início há cinco anos e já contemplou ações nas áreas de administração pública, meio ambiente e saúde. O investimento total na construção do Centro de Formação Cultural deverá ser de aproximadamente R$ 15 milhões, com a participação do conselho regional francês, da Secretaria Municipal de Cultura e do governo federal. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental integra as comemorações do Ano da França no Brasil.

Quebrada Cultural

Em comemoração ao lançamento da pedra fundamental, a Secretaria Municipal de Cultura organizou uma edição especial da Quebrada Cultural, projeto espelhado na Virada Cultural que acontece nas subprefeituras da capital. O evento contará com a presença de músicos, acrobatas e atores, em apresentações gratuitas.

As atividades aconteceram durante todo o dia, no local onde o Centro Cultural será construído, localizado na rua Alexandre Davidenko, altura do nº 29, na Cidade Tiradentes, Zona Leste. Oshow de Jair Rodrigues foi uma das atrações mais esperadas.