São Paulo participa da Reunião de Coordenação Anual de Mercocidades, em Montevidéu

No encontro, a capital paulista apresentou o plano trabalho para a gestão 2023-2024, que pauta eixos temáticos propostos por São Paulo, atual presidente da rede

Nos dias 19 e 20 de março, a Prefeitura de São Paulo participou da Reunião de Coordenação Anual de Mercocidades, em Montevidéu, no Uruguai. Em 2024, a cidade paulistana é presidente da rede, e foi representada pela secretária-adjunta de Relações Internacionais, Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, e a coordenadora geral de Relações Internacionais, Luiza Debrassi, que estiveram presentes para estruturar conjuntamente o plano de trabalho proposto por São Paulo a partir dos documentos aprovados na 28ª Cúpula de Mercocidades, que aconteceu em novembro do último ano.

A reunião serviu para definir a política geral e estratégias de atuação da rede, além de realizar a gestão administrativo-financeira, coordenar o colegiado de unidades temáticas, elaborar e executar o orçamento da rede e executar o plano de trabalho da gestão. Entre as pautas, foi discutido o posicionamento de Mercocidades perante a COP-29, sobre o clima e a COP-16, sobre a biodiversidade, além de oportunidades de cooperação internacionais Sul-Sul e Triangular.

A cidade de São Paulo é responsável por definir as agendas de trabalho do ano, pautando os eixos temáticos propostos pela gestão, sendo esses: Cidades Plurais e Inclusivas; Cidades Inovadoras e Eficientes; Cidades Globais e Sustentáveis. Os pilares temáticos de trabalho são inspirados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e incentivam o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - nos quais se baseiam, por lei, todas as políticas públicas municipais de São Paulo.

Presidência na rede de Mercocidades

Em 2023, nos dias 22 de 23 de novembro, São Paulo vem trabalhando sediou a XXVIII Cúpula de Mercocidades, recebendo delegações de mais de 70 cidades de 9 países sul-americanos. Nesta ocasião, o Prefeito Ricardo Nunes foi oficializado como presidente da rede para os anos de 2023 e 2024, sucedendo a presidência de Montevidéu.

Com o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, São Paulo irá trabalhar os três eixos temáticos que nortearão os debates, ações e propostas durante as atividades: Cidades Plurais e Inclusivas; Cidades Globais e Sustentáveis e Cidades Inovadoras e Eficientes. A gestão da cidade deverá ter também como prioridade um espaço dedicado a abordar o presente e o futuro do Mercosul bem como a articulação de Mercocidades com os demais blocos de cidades.