São Paulo ganha título de “Cidade Árvore do Mundo” por terceiro ano consecutivo

Projeto internacional reconhece municípios que se comprometem a manter florestas urbanas e áreas verdes em seus territórios

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de São Paulo recebeu o certificado de “Cidade Árvore do Mundo” (Tree Cities of the World, em inglês), título concedido pela Arbor Day Foundation e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), responsáveis pelo programa. É o reconhecimento uma rede de líderes municipais que atuam em sintonia para cuidar, celebrar e compartilhar boas práticas aplicadas ao cultivo de florestas e áreas verdes.

A cidade foi inscrita na seleção por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com acompanhamento posterior realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). Ao longo dos últimos 3 anos, a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a manter mais espaços verdes dentro do município. A capital paulista atendeu aos cinco requisitos das Cidades Árvore, que são: estabelecer e delegar responsabilidade pelo cuidado das árvores; definir regras de monitoramento e fiscalização das áreas verdes; alocar recursos para o manejo florestal; manter um inventário atualizado; e realizar uma celebração anual das árvores para educar os munícipes.

“No último mês, a Prefeitura garantiu mais 10,9% de áreas verdes dentro da capital, o número equivale ao território da cidade de Paris. Essa e outras ações feitas aqui, servem de exemplo para outros governos locais do Brasil e do Mundo, e a certificação do ‘Cidade Árvore do Mundo’ ajuda a prospectar nossas iniciativas internacionalmente”, explica a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Embaixadora Maria Auxiliadora.

A ampliação das áreas verdes está diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 3, 11 e 13 - Saúde e Bem-Estar, Energia limpa e acessível, e Ação contra a mudança global do clima, respectivamente. Espaços de flora impactam na redução dos custos de energia, mitigam a formação de ilhas de calor, auxiliam o gerenciamento de águas pluviais e o controle de erosão, além de ajudar a proteger as nascentes e a fauna.

Em 2023, o Brasil se tornou o segundo país com mais cidades reconhecidas pela rede de “Cidades-Árvore”, com 34 municípios. O programa contabiliza mais de 60 (sessenta) mil árvores plantadas só na cidade de São Paulo nos últimos 3 anos.

 

Sobre o Programa

O Tree Cities of the World é um esforço internacional pelo reconhecimento de municípios que se prestam a garantir florestas urbanas e a flora em seu território sejam propriamente mantidas, administradas de forma sustentável, e devidamente celebradas. O objetivo do projeto é conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a discutir e implementar as melhores práticas de manutenção de áreas verdes comunitárias.

É organizado pela FAO, agência das Nações Unidas, e a Arbor Day Foundation – fundada em 1972, é a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores no mundo.