Festa do Agricultor homenageia produtores rurais e leva Rionegro e Solimões a Parelheiros

O evento foi realizado em celebração ao Dia Mundial da Agricultura; com público de mais de 7 mil pessoas, que também aproveitou feira de expositores, oficinas e desfile de tratores

A primeira Festa do Agricultor, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), foi concluída ao final deste domingo, 24, no Parque Linear Parelheiros. Com 2 dias de duração, o evento celebrou o Dia Mundial da Agricultura, a produção local e o empreendedorismo do extremo-sul da capital, em uma das maiores áreas verdes da cidade.

A segurança alimentar da população foi tema central da programação, que trouxe feira de expositores, oficinas, gastronomia local e atividades para toda a família, além de serviços da Prefeitura e do Estado relacionados ao crédito rural. Visitantes puderam participar de oficina gastronômica, demonstrações de equipamentos agrícolas, além de receber atendimento em assistência técnica e extensão rural, entre outros estandes. O espaço de alimentação ofereceu diversas opções, entre elas comida campeira, alemã e japonesa. A boleira “Carimba que é da Gel” serviu doces, e a Cervejaria Kremer ofereceu chopp gelado.

Entre as atividades no domingo, a Festa do Agricultor recebeu um encontro tradicional de mais de 50 cavaleiros, com ponto inicial no Rancho da Jandira, em Parelheiros, e trajeto até o local da Festa. O público também pode aproveitar um desfile de tratores realizado no sábado, 23, e atrações musicais ao vivo ao longo do final de semana, como André Viola e Caipira Nato, apresentações de sanfoneira, e o grande show da dupla Rionegro e Solimões, trazendo seus maiores sucessos ao palco após a cerimônia oficial do projeto Semeando Negócios, que contou com a presença de autoridades oficiais do município.

A iniciativa ofereceu aportes de R$30 mil reais e assistência técnica mensal a 30 produtores, selecionados no edital de Aceleração de Negócios Rurais do projeto, que busca apoiar a atividade agropecuária na região de Parelheiros e Capela do Socorro, reforçando a vocação do extremo sul de São Paulo para a sustentabilidade, e fortalecendo o desenvolvimento econômico e sustentável do território.

“A cidade de São de Paulo é conhecida como um centro financeiro, industrial, turístico, mas também precisa ser conhecida como um grande centro de produção agrícola, com mais de duzentos anos de agricultura na região. Essa iniciativa é para homenagear, perpetuar e apoiar a produção dos agricultores, pequenos agricultores, agricultores familiares de Parelheiros e da região sul de São Paulo”, discursou o secretário municipal de Relações Internacionais, Aldo Rebelo.

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em correalização com a Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região (Aprupar), recebe apoio da São Paulo Turismo (SPTuris - empresa oficial de eventos e turismo da Prefeitura); Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA); Casa Civil Municipal; Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Subprefeitura de Parelheiros; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Secretaria de Saúde; Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento; Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Secretaria Estadual de Agricultura e Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Além disso, o evento conta com a parceria do Centro Paula Souza, CPTA - Centro Prático de Treinamento Agropecuário; e Sebrae.