“Mulheres no Farol”: Prefeitura destaca o protagonismo da mulher negra em ação no Dia Internacional das Mulheres

A iniciativa, que integra a política pública “Farol Antirracista”, reuniu técnicos da beleza e agitadores culturais para promover a autoestima e visibilidade da potência feminina nesse 8 de março

No último dia 8, a “Ocupação Farol”, espaço dedicado a ações do Farol de Combate ao Racismo dentro do Shopping D, recebeu uma ativação em prol da visibilidade feminina: o “Mulheres no Farol”. O encontro realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), permitiu que talentos de técnicas diversificadas da beleza, agitadores culturais e influenciadores que atual com a pauta racial, pudessem pautar o empoderamento, história, luta e conquistas das mulheres negras.

O “Ocupação Farol” faz parte das ações da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, e tem a intenção de produzir iniciativas que promovem o intercâmbio cultural e sociocultural entre zonas de São Paulo. Com isso, o “Mulheres no Farol” teve como principal objetivo cuidar da autoestima feminina, além de ratificar sua potência. A ação da capital teve apoio do Shopping D, que se comprometeu em alcançar a equidade racial dentro da cidade.

“Os projetos do Farol Antirracista são sobre reparação histórica à população negra. A iniciativa ‘Mulheres no Farol’ colocou a mulher negra como protagonista de sua própria narrativa, caminhando para um mundo onde nem por serem mulheres, nem pelo tom de sua pele, nem por terem suas orientações sexuais assumidas, nem por sua vulnerabilidade social sejam discriminadas e possam, com esta e outras ações, sentirem-se acolhidas, empoderadas e com a sua dignidade evidenciada”, acrescenta a Gerente de Projetos e responsável pela Expo Internacional Dia da Consciência Negra, Elaine Gomes.

A convite do Farol, profissionais da cultura, da beleza e influencers debruçados sobre a pauta e cuidados da mulher estiveram presentes, como a Patrícia Araújo; Allan Bastos; Nega Lê; Ana Vitória (MC trans); e a Rapper Quelynah. O encontro possibilitou a discussão de pautas importantes a partir da visão feminina junto a gerente de projetos, Elaine Gomes. Além disso, o espaço proporcionou serviços as mulheres presentes, como tratamentos dermatológicos; cuidados com o cabelo crespo e cacheado, com o intuito de transformar o local em uma oportunidade de divulgação de práticas profissionais voltadas a comunidade negra.

Sobre a Expo

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma iniciativa da política pública “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME). O evento promove a luta antirracista, por meio debates, intervenções artísticas e atividades educativas, além de engajar a sociedade civil na pauta.